Animais e aves silvestres são apreendidos pela Secretaria de Meio Ambiente

A equipe de Fiscalização Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, intensificou seu trabalho a fim de coibir desmatamentos, degradação ambiental e o tráfico de animais silvestres.Por conta disso, na tarde da quarta feira (6/7), atendendo a mais uma denúncia anônima recebida pelo telefone ( 73 ) 3268 – 0558, em ação conjunta com o Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Ministério Público, Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa), e o Ibama, conseguiu recuperar animais e aves silvestres que estavam presos em cativeiro.

São duas pacas (conículus paca) e dois papagaios. As duas pacas estavam em um sítio, localizado no distrito de Imbiruçú de Dentro, onde foi lavrado o termo de apreensão. Também será aplicada a multa ao proprietário, além de que terá que responder por crime ambiental, além de ser ouvido pelo Ministério Público. Os dois papagaios foram apreendidos em duas residências próximas à Polícia Rodoviária Federal, na BR 367, em Porto Seguro.

Os animais e as aves foram levados para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), onde recebem os devidos cuidados e, posteriormente, assim que recuperados serão devolvidos ao seu hábitat.

É proibida a utilização, mutilação, destruição, cata, comercialização ou captura dos animais de quaisquer espécies, em qualquer fase de seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre local, de acordo com a norma federal. Bem como, apanhar animais da fauna silvestre só é permitido segundo controle e critérios técnico-científicos estabelecidos pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis, conforme determina as leis federais, 9605 / 98 e a 0619 / 05, nos artigos 114 e 115.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui