Analista Técnico do CREA-BA orienta sobre Registro Profissional

Analista Técnico do CREA-BA orienta sobre Registro ProfissionalPorto Seguro – O analista técnico do CREA-BA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia, Pedro Rios de Moura Teixeira, proferiu palestra a alunos, professores e técnicos administrativos do IFBA – Porto Seguro sobre a atuação do conselho no estado.

Segundo o analista, assim que se forma o técnico precisa fazer o registro no Conselho Profissional correspondente à sua área de atuação. Em alguns casos, o registro é obrigatório e está previsto em leis que regulamentam as profissões. É o caso das atividades que dependem do registro no CREA-BA: Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, em nível superior e médio.

Pedro Rios faz um comparativo: “A pessoa pode até saber dirigir um carro, mas, sem habilitação, ela fica proibida de dirigir. O mesmo acontece com o registro profissional. O técnico ou engenheiro sai da instituição de ensino qualificado, mas depende do registro profissional para se tornar habilitado a exercer sua função”, completa.

A mesma exigência é feita para as empresas que contratam esses profissionais. Elas também precisam do registro no CREA-BA. Até mesmo a instituição de ensino é obrigada a registrar seus cursos técnicos ou ligados à engenharia para permitir o futuro registro dos profissionais formados.

De acordo com o analista técnico do CREA-BA, os três cursos técnicos do IFBA Porto Seguro, em Alimentos, Biocombustíveis e Informática, são passíveis de registro junto ao conselho. Apenas o técnico formado em informática que atue com software (programação de computadores) não fica obrigado a fazer o registro. Se o técnico lidar com hardware, fica sujeito às obrigações legais de registro junto ao conselho competente.

Durante a palestra, os participantes passaram a entender melhor o funcionamento do CREA-BA, que tem por objetivo orientar, valorizar e fiscalizar o exercício profissional ético-legal dos profissionais registrados, a fim de buscar uma melhor qualidade de vida da sociedade. Por isso, segundo Pedro Rios, o registro junto ao conselho também ajuda a abrir as portas do mercado de trabalho para os futuros profissionais.


Fonte: Ascom do IFBA Campus Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui