Amurc articula ações para a RM do Sul da Bahia e infraestrutura

Foto: Ascom

Dando continuidade as solicitações feitas ao governador Rui Costa, em Itabuna, o secretário executivo da Amurc e do Consórcio Litoral Sul, Luciano Veiga esteve reunido essa semana com representantes da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e do Governo Estadual para retomar as discussões sobre o projeto de criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia. Além disso, foram tratadas ações de infraestrutura, saneamento básico e criação do Observatório de Políticas Públicas e Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti.

Sobre a RM do Sul da Bahia, foi firmado com o presidente da Alba, deputado Angelo Coronel, uma reunião no próximo dia 11, na Uesc, com a presença de lideranças e instituições regionais, e a participação de secretários de Estado para debater e discutir propostas sobre o modelo e recorte regional. “A reunião servirá para apresentação e nivelamento das propostas, que serão apresentadas em audiência pública, pela Assembleia Legislativa no dia 19 deste mês na região”, explicou Luciano.

Infraestrutura

Em atendimento a pauta de solicitações com o Governo do Estado, o Consórcio Litoral Sul em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas – SEINFRA, definiram para o final do mês de agosto, logo após o período de chuvas, o início das obras de manutenção das malhas rodoviárias de pavimentação asfáltica e primária (cascalho) nas rodovias estaduais que cortam os municípios consorciados no Território Litoral Sul.

Já com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI foi criado um grupo de trabalho para elaboração e execução do projeto de criação do Observatório de Políticas Públicas e Recursos, consorciado com a Câmara Técnica de Projetos. A iniciativa, segundo Luciano, visa tornar os municípios associados a Amurc e aos consórcios da região, habilitados a captar recursos públicos junto as esferas Federal e Estadual, bem como outros agentes de fomento.

Em contato com o titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento – SIHS, Cássio Peixoto, Luciano reforçou a solicitação feita ao Governador Rui, do apoio desta Secretaria na elaboração dos Planos de Saneamento Básico Municipal. Em atendimento, o secretário Cássio agendou para o próximo dia 10, uma reunião de alinhamento, atendendo, um dos pedidos feitos pelo presidente da Amurc.

Para o presidente Antônio de Anízio, “tão importante quanto a acolhida pelo Governador do Estado aos pleitos apresentados, foi a recepção das Secretarias de Governo, dando concretude as propostas, demonstrando assim um total interesse do em atendimento as demandas pontuadas na audiência em Itabuna”.

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui