Porto de Ilhéus será ampliado

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu na última sexta-feira (16), no Palácio Paranaguá, o secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa, onde tratou, dentre vários outros assuntos ligados ao desenvolvimento da cidade, sobre o projeto de ampliação do Porto Internacional do Malhado. A proposta é aumentar consideravelmente o cais do Porto de Ilhéus, atingindo não somente uma área de maior profundidade, como também possibilitar que novas cargas sejam movimentadas por esse terminal portuário, a exemplo do algodão e da celulose.

O secretário Carlos Costa adiantou que já estão sendo realizados estudos visando à ampliação do Porto de Ilhéus, dentro das mais modernas condições de atracação. Com isso, esse terminal portuário passará a ser muito mais competitivo e garantirá a atracação de vários navios ao mesmo tempo, aquecendo a economia regional. Inicialmente, Carlos Costa falou sobre a viabilidade da movimentação de algodão e celulose, mas adiantou que outras cargas podem ser atraídas para o Porto de Ilhéus, com retorno da soja e muitos outros produtos. O secretário não adiantou a extensão que será ampliada, mas garantiu que com as obras o Porto de Ilhéus ficará com um dos maiores cais de atracação do Brasil.

O prefeito Newton Lima destacou a importância da ampliação do Porto de Ilhéus como forma de garantir um movimento maior de navios, incrementando a economia regional. Ele também demonstrou preocupação com os navios de turistas, já que o maior transatlântico da Costa Cruzeiro precisa de um cais com maior extensão para atracar em Ilhéus. Com essas obras de ampliação, segundo avaliou o prefeito, será possível resolver também esse problema, garantindo o movimento de cargas e possibilitando que vários navios de turistas atraquem na cidade ao mesmo tempo, movimentando o turismo da cidade.

Na semana passada o prefeito Newton Lima participou de uma reunião em Salvador com o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, e o empresário Gilberto Menezes, do setor de construção de receptivos de navios turísticos, para discutir sobre o projeto de construção do terminal de receptivo de passageiros de Ilhéus. As obras fruto de uma parceria entre o poder púbico e a iniciativa privada, deverão ser iniciadas já nos próximos meses. De acordo com o prefeito, o terminal de passageiros será mais um passo para garantir a permanência e ampliação do número de transatlânticos na cidade.

O Terminal de Passageiros de Ilhéus será construído numa área entre a Concha Acústica e o Porto Internacional. O projeto conceitual do terminal já foi elaborado, restando apenas à aprovação para que seja transformado em projeto executivo, dentro dos padrões estabelecidos pelo ISPS Code (Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias). Nessa reunião em Salvador foram discutidos os detalhes do terminal e a participação de parceiros e investidores para que possam transformar esse projeto em realidade já nos próximos meses, antes do início da temporada 2012/2013 dos navios transatlânticos.

Inaugurado em 1971, o Porto de Ilhéus tem atualmente 432 metros de cais para atender toda a demanda de atracação de transatlânticos e ainda os navios cargueiros. Desde 1992 que o porto recebe navios de turistas, mas o terminal não recebeu qualquer melhoria, ampliação ou adequação para que essa atividade fosse executada. Agora, com o anúncio da ampliação feito pelo secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, o Porto de Ilhéus ganha um novo estímulo e poderá voltar a ser um dos maiores equipamentos de desenvolvimento da economia do sul da Bahia.

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui