Amor: raíz e alicerce

“e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3.17b-19)

O amor deve ser a raiz e o fundamento de nossa experiência diária como cristãos. E Paulo está orando para que os efésios possam viver dessa forma – “arraigados e alicerçados em amor”. Vivendo em amor eles poderiam crescer na compreensão do amor de Cristo, o que, entre outras coisas, significava que poderiam compreender o quanto eram amados por Cristo. E conscientes do amor de Cristo eles viveriam “cheios de toda plenitude de Deus”. Esta é a descrição de uma jornada cristã saudável e genuína.

Enquanto nossas motivações forem outras que não o amor, este será um sinal de que nossa fé é infantil e corre o risco de ser uma fé prostituída, um desvio. Enquanto nossas motivações para resistir ao pecado forem outras, como medo, ambição, radicalismo religioso ou interesse em bênçãos, e não o amor, nossa retidão será uma farsa, um engodo. Nessas condições nossa vida não honrará a Deus e não lhe prestaremos o verdadeiro culto cristão – um estilo de vida saudável e que cumpre os propósitos de Deus. Esse amor que se torna a raiz e o alicerce da vida é uma dádiva que recebemos em Cristo. Ser cristão é crer neste amor, é crer que é amado por Deus e responder a este amor, com amor.

Este é mais um aspecto que compõe o fortalecimento interior de que tanto precisamos. A vida cristã não deve ser vivida na dependência do exterior e nem constituir-se numa farsa, um fingimento. Ela precisa pulsar em nós de dentro para fora ou não será vida cristã. Será apenas religiosidade. A figura da raiz nos comunica a ideia de fortalecimento para a vida – alimentação. A figura do alicerce nos comunica a ideia de fortalecimento para as lutas – firmeza. O amor é nossa fonte de saúde existencial e a motivação genuína para resistirmos ao mal. Por isso quem ama a Deus e ao próximo, cumpre a lei. Deus é amor.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui