Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mt 4.8-11)
Antes de iniciar seu ministério público, logo após ter sido batizado por João, Jesus dedicou-se à oração e jejum por 40 dias, no deserto. Sempre me perguntei (e ainda o faço) sobre o que levou o Mestre a isso. Afinal, ele é o Filho de Deus! Ele precisaria se preparar de alguma forma? E logo após esse período, o Evangelho de Mateus narra que ele enfrentou 3 provas, tentações. A terceira delas relacionada a riquezas e poder. Algo que é simbolizado atualmente por dinheiro. E é sobre o dinheiro que refletiremos essa semana. Algo tão facilmente desejado e que as vezes nos leva a fazer tantos sacrifícios! Ele pode e deve ser uma benção, mas combinado com nossa fraqueza e carnalidade, tem tudo para ser um grande perigo, uma tentação, em nossa vida!
Para que saibamos lidar com o dinheiro, colocando-o em seu devido lugar, precisamos aceitar os princípios de vida que Jesus ensina. Ao enfrentar a terceira tentação, a das riquezas e poder, ele respondeu a Satanás: Ao Senhor teu Deus adorarás e somente a ele servirás. Ele estava citando uma parte do decálogo, em Deuteronomio 6, que iniciar dizendo que devemos amar a Deus sobre todas as coisas. E para que possamos lidar com o dinheiro de forma adequada, para que possamos possuí-lo e não ele a nós, precisamos amar a Deus acima de tudo. É o amor a Deus que nos dará clareza para não sermos enganados pelas ilusões que o dinheiro causa. Ele pode nos levar a pensar que somos melhores que outras pessoas. Pode nos levar a perder a família no processo de ganha-lo. Ele que parece ser tão bom, pode ser a raiz de todos os males.
Quanto dinheiro você tem? O problema não está exatamente nisso, mas certamente que, quanto mais se tem, mais cuidado é necessário. Também podemos nos desesperar pela falta de dinheiro, quando não temos o mínimo que nos pareça necessário. Por isso devemos ser zelosos. Tanto com nossas finanças quanto com nossa vida espiritual. Devemos confiar em Deus para termos o nosso pão de cada dia e honrar a Deus com nosso dinheiro. Você pode não se ver, como Jesus, frente a frente com Satanás, mas saiba que ele lhe colocará a prova em relação ao dinheiro e Deus. Escolha o caminho do Mestre e vença o maligno. Cuidado quando a questão é dinheiro. Muita gente já foi pega por seus laços. Escolha amar a Deus acima de tudo. Não seja ganancioso, ao contrário, seja generoso. Que Deus nos guarde das garras do dinheiro!