Alunos do IC de Química, do Sesi de Ilhéus, são finalistas Febrace

Alunos do IC de Química, do Sesi de Ilhéus, são finalistas Febrace
Imagem: Divulgação

A Escola Sesi Adonias Filho, da cidade de Ilhéus, informou que os alunos Yasmim Santos Santana, João Vitor Oliveira Gomes, Giovanna Souza Viana, Glauber Gonçalves do Nascimento (Orientação), Nara Georgia Ribeiro Braz Patrocínio (Coorientação) da Iniciação Científica de Química, com o seu projeto “Ferticagem: Uma proposta sustentável e econômica” são finalistas da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia – Febrace 2023.

No litoral da cidade de Ilhéus, o caranguejo-uçá, encontrado em abundância nos manguezais da região, é um dos pratos típicos mais apreciados pela população.

O alto consumo desse crustáceo tem gerado subprodutos da ingestão de carne, principalmente a casca, que na maioria das vezes é descartada indevidamente.

Esse descarte indevido gera vários problemas ambientais, como o reservatório de sujidades na beira da praia e, com isso, o aparecimento de roedores, sendo vetor de transmissão de doenças.

A casca possui várias substâncias químicas que podem ser utilizadas como nutrientes para o cultivo de plantas, como por exemplo, a quitina e quitosana, que são polissacarídeos importantes, além de micronutrientes como o cálcio, que são indispensáveis ​​para melhoria da qualidade do solo e como consequência, auxiliando no crescimento das plantas.

Este projeto já foi premiado na Feira Brasileira de Jovens Cientistas, e atualmente está classificado como finalista na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia pela USP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui