“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11.29)
Não é fácil aprender de alguém que é manso e humilde de coração. Normalmente nem é a pessoa que desejamos imitar ou estejamos interessados em dela aprender. Podemos até admirar essas qualidades, mas ambicioná-las? Ai é outra história! Dizemos “gostaria de ser assim como você”, mas na maioria das vezes apenas como uma forma de elogiar. Mansidão e humildade não caracterizam os grandes, os poderosos. Não caracterizam quem “está dando certo”, tendo sucesso, quem ocupa os holofotes de nossa sociedade. Mansidão e humildade não aparecem nos atributos de pessoas empreendedoras, realizadoras, superaras de dificuldades. Os auditórios dos que ensinam dinamismo e caminhos para alta performance estão cheios. Agora, imagine um curso para tornar-se manso e humilde! Jesus nos tem convidado a aprender dele, que é manso e humilde de coração, mas em todo esse tempo, quantos tem realmente aprendido? Estamos na escola de Jesus?
Ao dizer que é manso e humilde de coração, Jesus nos dá uma dica do tipo de aprendizado que teremos ao colocar sobe nós o seu jugo: Ele nos ensinará a ser. Não a fazer ou a conquistar. Ele mexerá com o tipo de pessoa que somos e nos colocará em permanente reavaliação de nossas prioridades e ambições. Não precisamos nos preocupar pois Ele sabe a velocidade e o quanto pode exigir de cada um de nós. Mas não devemos nos acomodar: ele também sabe quando tentamos justificar nossa falta compromisso e diligência. Matricular-se na escola de Jesus é escolher mudar, rever e aprender a ver a vida de um jeito novo e diferente. Aprender a fazer certas escolhas que não são muito comuns. O fato é que há mais pessoas nos templos do que na escola de Jesus. A mais pessoas especializando-se na vida religiosa (e tornando-se muito bons nisso!), do que na vida cristã, na vida de seguidor de Jesus.
Eu não saberia dizer quantas vezes já li e parei para pensar nas palavras dos versos de hoje! Mas devo admitir que ainda preciso compreendê-las. E não compreenderei até que as aceite e com elas me comprometa. Aprender de Jesus, hoje! De sua humildade e mansidão. Hoje, tomar sobre mim o seu jugo. Agir como já sei que Ele deseja que eu haja. Sendo amoroso, bondoso, paciente, buscando em primeiro lugar o Reino de Deus. Vivendo comprometido com uma justiça que seja mais profunda que a dos fariseus, que apenas ocupavam-se de regras e aparências. Aprender a orar e servir. Ele sabe quem sou e me convidou. O mesmo em relação a você. Vamos lá! Sejamos hoje alunos da escola de Jesus.