Aluno ProDescobrimento é eleito “Atleta Revelação de Taekwondo da Bahia”

Mateus Garcia, aluno do Projeto Esporte Para Todos, dirigido pelo professor de Taekwondo Flávio Porto (2º DAN), foi eleito pela Federação Esportiva Baiana de Taekwondo como o “Atleta Revelação 2009”.

O troféu foi entregue em solenidade realizada no final de maio, na capital baiana, durante a 1ª Copa Cidade Salvador de Taekwondo, onde mais uma vez, Mateus Garcia encheu a equipe de Taekwondo da Associação ProDescobrimento e Hwarangdo de orgulho: ele venceu na categoria juvenil, garantindo sua pontuação no ranking 2010.

Em 2009, o atleta Mateus conquistou diversos campeonatos estaduais e nacionais, como o Open Cidade Maravilhosa, no Rio de Janeiro; Campeonato Baiano; Copa dos Bancários, na qual lutou com atletas de categoria mais elevada e com graduação faixa preta. “Mateus, faixa azul e fez bonito, mesmo lutando com atletas faixa preta, mostrando maturidade e alto nível técnico”, destaca o professor e treinador, Flávio Porto.

 

O adolescente de apenas 14 anos, também venceu em todos os eventos regionais que participou no ano passado: como Taça da Independência, Coroa Vermelha Open de Taekwondo e o Open Arraial D’Ajuda de Taekwondo.

Para conseguir esses expressivos resultados, o atleta é submetido a treinamentos diários, de competição e condicionamento físico, que visam a preparação para as disputas. “Esse reconhecimento é em virtude às várias conquistas de campeonatos, fruto de um sério trabalho técnico e treinamentos dirigidos pelo professor Flávio Porto e apoio dos meus familiares, que sempre apostam no meu talento”, justifica o campeão.

O atleta Mateus Garcia já tem seu nome cogitado para as Olimpíadas de 2016.

Seleção Baiana de Taekwondo

Nesse mesmo período, o professor e também atleta – Flávio Porto – participou da seletiva em Salvador, garantindo mais uma vez sua vaga para representar Porto Seguro na Seleção Baiana de Taekwondo.

Flávio Porto vai competir na Copa do Brasil de Taekwondo, que será realizada em Aracaju, no mês de setembro. Em 2010, Flávio foi o vice-campeão, na categoria Máster, na Copa do Brasil, disputada na cidade de Maringá (PR), no Sul do País.

Projeto Social

O Projeto Esporte Para Todos, da Associação ProDescobrimento, leva a prática desse esporte olímpico, que cresce a cada dia no Brasil, para cerca de 70 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no município de Porto Seguro.

São dois núcleos de trabalho: um na Cidade Histórica, iniciado em 2006 e retomado em 2009, com aulas todas as terças e quintas-feiras; o outro, desenvolvido na Academia Porto Sport, no centro da cidade, próximo à balsa, oferece aulas gratuitas nas segundas, quartas e sextas-feiras, pela manhã e a tarde.

Para participar, as crianças e adolescentes precisam se apresentar com os pais no local, que devem comprovar que o filho está devidamente matriculado no ensino regular e atestar a necessidade da bolsa. Atualmente, estão disponíveis bolsas para o núcleo da Cidade Histórica, no período noturno, das 19 às 20h30.

Vários outros atletas assistidos pelo projeto também já têm seus nomes conhecidos na Bahia, por causa de vitórias em campeonatos concorrido no estado, como Raul Rovaron, Valéria de Jesus Claudino, Tauãn Costa, Luiviny Sena, Andriei Ramos e Vinícius Rezende etc.

Além da linha de competição, há alunos que também se destacam em outros segmentos do Taekwondo, em especial o faixa ponta-preta, Raul Rovaron, que já se destaca em atividades como técnico e instrutor, que desde há mais de sete anos praticando Taekwondo, demonstra ter aprendido todos os valores do esporte: perseverança, humildade, autocontrole, espírito indomável, cortesia e ética.

Após a inserção no projeto, os atletas assistidos têm demonstrado mais interesse nos estudos, disciplina e força de vontade para vencer os desafios do dia-a-dia com dignidade.

 

Fonte: Verônica Menezes / Ascom do ProDescobrimento

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui