Alice, primeiro avião comercial elétrico, decola em Washington

Alice, primeiro avião comercial elétrico, decola em Washington
Alice, primeiro avião comercial elétrico, decola em Washington. Foto: Reprodução

O primeiro avião de passageiros totalmente elétrico do mundo decolou com sucesso. A empresa israelense Eviation Aircraft lançou com sucesso o Alice na última terça-feira, 27 de setembro, do Aeroporto Internacional Grant County, em Washington.

O avião de emissão zero viajou a uma altitude de 3.500 pés para seu voo inaugural de oito minutos. “Isso é história”, disse Gregory Davis, presidente e CEO da Eviation.

“Não vimos a tecnologia de propulsão mudar na aeronave desde que passamos do motor a pistão para o motor a turbina. Foi na década de 1950 que foi a última vez que você viu uma tecnologia totalmente nova como essa se unir”, acrescentou.

Com tecnologia de bateria semelhante à de um carro elétrico ou de um celular com 30 minutos de carregamento, o Alice, de nove passageiros, poderá voar por uma hora a cerca de 440 milhas náuticas.

O avião tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 250 nós, ou 287 milhas por hora. Para referência, um Boeing 737 tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 588 milhas por hora.

A Eviation foi fundada em 2015 e tem impulsionado o Alice desde então. A empresa espera usar as informações coletadas durante o voo de terça-feira para revisar os próximos passos e entregar aeronaves aos clientes até 2027 – embora a Eviation alerte que o plano está sujeito a alterações.

“Na verdade, geramos, francamente, terabytes de dados com os sistemas de aquisição de dados que tínhamos na aeronave, então vamos levar algumas semanas e revisá-los para ver como a aeronave se comporta em relação aos nossos modelos e nossos análise”, disse Davis.

A empresa diz que espera trabalhar no desenvolvimento de uma aeronave certificada pela FAA até 2025, seguida por um ou dois anos de testes de voo antes de poder entregar Alices aos clientes.

Três versões diferentes do Alice estão em fase de protótipo: uma variante “commuter”, uma versão executiva e uma especializada para carga.

A configuração de passageiros acomoda nove passageiros e dois pilotos, além de 850 libras de carga.

O projeto executivo tem seis assentos de passageiros para um voo mais espaçoso, e o avião de carga tem 450 pés cúbicos de volume. Mas a jornada do Alice em direção à decolagem não foi sem problemas.

Atormentado por atrasos, o Alice deveria voar originalmente em 2021.

A Eviation enfrentou rotatividade de executivos e uma série de problemas climáticos que impediram o progresso dos testes, adiando as datas de decolagem e anunciando lançamentos de frota por anos.

A companhia aérea CapeAir espera colocar uma frota em serviço até 2023, servindo rotas em Boston e Cape Cod, mas as Alices compradas enfrentaram atrasos.

A DHL e a empresa de fretamento aéreo GlobalX, com sede em Miami, também anunciaram planos para comprar o avião.

Fonte: CNN Brasil

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