A palavra aliança tem origem no latim alligare, que remete para uma relação de proximidade, de união. Fazer uma aliança com alguém é fazer um acordo, um pacto, uma união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança do pacto entre o marido e a esposa.
Quando coloquei a aliança no dia casamento, pensei, não é preciso aliança para ser fiel. Caráter, amor e respeito está na mente e não no anel, mas pode lembrar que amor é de tempo presente. Era solteiro, com escolhas solitárias, a minha nova vida seria de aprender a dividir e aprender com o outro.
Quando vou fazer perícias em empresas de alimento em áreas esterilizadas e tiro a aliança, meu dedo tem a marca atrofiada embaixo dela de uma maneira que me parece excessivamente simbólica. Protejo esta parte branca com o polegar. É o símbolo visível que alguém me ama. Não posso ver o amor, mas ali está o símbolo, e até onde ele esta durando, todos vivemos em uma solidão cósmica; com hostilidade vindo de todos os lados, neste mundo e o amor deve ser cultivado sempre.