A leitura, enquanto prática social e escolar, vem sendo discutida incessantemente na sociedade acadêmica. Diversas áreas do conhecimento, como Linguística, Psicologia, Pedagogia entre outras têm contribuído para uma melhor compreensão sobre o ato de ler e escrever, No entanto, no contexto atual, pesquisas transmitidas pela mídia televisiva e impressa, as avaliações dos órgãos governamentais e não governamentais e acadêmica apontam para um quadro negativo, ainda mais, no momento atual, visto a situação pandêmica que inviabilizou aos estudantes o acesso à escola por dois anos. Daí nasce a ideia de criar uma parceria junto às escolas do Ensino Fundamental próximas ao nosso campus a fim de auxiliá-las em suas demandas, especialmente, dentro da nova realidade emergente.
Nesse contexto, objetivamos: (1) Desenvolver uma alfabetização com ênfase na fonologia e na prosódia, a fim de contribuir para a superação das dificuldades de leitura e escrita, interpretação e produção de texto escrito e oral, observadas as questões prosódicas e entoacionais, proporcionando-lhes aulas interativas, agregadas de afetividade, respeito às diferenças, bom humor e ludicidade. (2) promover uma interação direta entre a UNEB/Campus X com a comunidade local, tendo em vista a sua função extensionista; (3) contribuir diretamente com a formação acadêmica dos discentes da graduação em Letras vernáculas selecionados para essa monitoria de extensão, assim como trazer para o contexto unebiano, profissionais da saúde física e mental (ginecologistas, proctologista, cardiologista, fonoaudiólogos, cardiologista, neurologista, dentistas, psiquiatras, psicólogos, assistente social, bombeiros, etc.) para orientar os pais e a quem possa interessar sobre os cuidados que se devem ter com crianças e adolescentes, entre outras atividades..
O projeto é uma iniciativa da professora Valdete da Macena (coordenadora) e da prof. Josinea Cristal (vice-coordenadora). O trabalho com as crianças iniciou-se dia 06 de junho de 2023 sem tempo determinado para o seu fim. Nesta etapa, estamos atendendo 38 crianças da escola Solidariedade. Além da coordenação, contamos, especialmente, com o apoio voluntário e impecável dos alunos Daniela Ramos (Letras VI) e Blênio Fagundes (Let. Inglês VII) assim como as professoras Janine Dagnoni e Guilhermina Bessa que ainda vão nos presentear com suas participações.
Por Valdete da Macena
Projeto lindo!! 😍❤️ Que muitas crianças sejam beneficiadas com ele 🙏
Parabéns pela iniciativa de colocar seu conhecimento em prática, contribuindo com a alfabetização dos jovens que de alguma forma encontraram dificuldades de aprender com o ensino regular aplicado pela escola.
O projeto Alfaletração: alfabetização e letramento com ênfase em fonologia e prosódia apresenta uma excelente proposta para crianças da educação básica. Além da atividades desenvolvidas no projeto desde a sua gênese em junho de 2023, ainda tem outras ações que abrangem uma perspectiva que abrange educação, saúde e cidadania.
Também prevê atividades de entretenimento e lazer, como por exemplo, a organização e realização da Tarde de Lazer na Fazenda Cascata com a participação das crianças do projeto, organizado pela professora Valdete da Macena e Josinea Cristal, dos monitores voluntários: Daniela Ramos (Letras VI) e Blênio Fagundes (Let. Inglês VII), com a participação da professora Guilhermina Elisa Bessa, das monitoras Giselli Ribeiro (História) e Letícia (Letras). A tarde de lazer ocorreu no dia 10 de outubro de 2023 e foi uma atividade excelente oportunidade de confraternização com as crianças, as coordenadoras, monitores e demais envolvidos no projeto, com brincadeiras, brindes, almoço, enfim, foi um momento significativo de aprendizagem e interação. As atividades para a alfabetização com ênfase na fonologia e na prosódia, continuam em pleno vapor as terças e quintas-feiras na UNEB.
Grande iniciativa nesse projeto tão importante para essas crianças, fico muito feliz em fazer parte desse projeto através da Inova Tecidos de Campinas… parabéns mais uma vez
Obrigada, meu irmão querido!
Parabéns pelo lindo trabalho, tão necessário para recuperar o dano que a pandemia trouxe para a alfabetização e séries iniciais na escola pública.