Durante o inverno, é comum um grande número de campanhas para arrecadação de roupas/agasalhos. Uma dica para quem resiste a participar desse tipo de ação, por puro apego: quem doa o que já não usa acaba optando por produções mais acertadas e modernas no dia a dia. A explicação é simples: quanto mais peças abarrotando o armário, maior a dificuldade de visualizar o que se tem e a dificuldade de montar combinações interessantes.
Portanto, se o seu guarda-roupa chegou nesse ponto, está na hora de arregaçar as mangas e realizar uma bela limpeza. “Não vale nem mesmo manter peças que possuem valor sentimental ou foram caras. Reciclar a energia é fundamental”, garante a estilista e consultora de moda Isadora Lopes, blogueira do My Dress Code. Em geral, a recomendação dos especialistas é passar adiante as roupas e acessórios que estão encostados há mais de um ano. “Para desapegar mais facilmente, faça um trato consigo mesma: a cada 15 peças doadas, compre uma nova”, sugere Isadora.
Onde doar
Mais do uma estratégia para renovar seu guarda-roupa e até turbinar as suas produções, se desfazer de algumas peças é uma ótima forma de ser solidária. Ao se desfazer das peças, procure pessoas mais humildes do seu círculo de convivência para doar, ou entregue uma caixa com as roupas em igrejas, presídios, abrigos ou asilos como as listadas abaixo.
Lar Fabiano de Cristo
Endereço: Av. Manoel Chaves, 1576 – Jaçanã, Itabuna – BA
Telefone:(73) 3612-2074
Abrigo São Francisco de Assis
Endereço: R. Arueira – Santo Antônio, Itabuna – BA
Telefone:(73) 3211-5762
GACC
Endereço: Praça Tiradentes, 316 – Centro, Itabuna – BA
Telefone: (73) 3211-9986
Fonte: Uol