Visando o enriquecimento e a conservação do solo nas áreas destinadas aos sistemas agroflorestais da aldeia indígena Pataxó Kai, localizada no município de Prado, o Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, realizou uma oficina de plantio, beneficiando 40 famílias.
A atividade foi realizada pela ONG Terra Viva, empresa que presta o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), contratada pelo projeto, para preparação de mudas frutíferas e composto orgânico.
O plantio das frutíferas tem como foco a implementação na preparação de alimentos, sucos e outros derivados naturais para os turistas que visitam a aldeia.
A atividade coletiva com os beneficiários contou também com a presença de alunos da escola KIJÊTXAWÊ ZABÊLE, para que os jovens possam se integrar.
O Agente Comunitário Rural (ACR) Monildo Oliveira relatou que o dia foi bastante produtivo:
“Aprendemos na prática a transpor mudas para a sacolinhas, obedecendo as regras de adubação, irrigação e local de armazenamento das mudas. Foi uma experiência proveitosa para os beneficiários do projeto, alunos e professoras da escola. O técnico explicou sobre a importância do cultivo das mudas, pois elas servirão para o fortalecimento dos quintais e Sistemas Agroflorestais (SAF’s)“.