Já chegaram à Aldeia Indígena de Barra Velha, próxima a Caraíva, os computadores para implantação do Programa “Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável”, que prevê a inserção da pessoa idosa no mundo digital, além das áreas da educação financeira, dos direitos, da saúde e da mobilidade física, integrando o idoso na família e na comunidade.
O projeto é resultado de um convênio entre a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligado ao Ministério dos Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Porto Seguro. De acordo com o secretário municipal de Assuntos Indígenas, Zeca Pataxó, para viabilizar o programa, que beneficiará mais de 100 idosos da aldeia, foram investidos quase R$ 200 mil em computadores.
“Esse programa foi uma solicitação do município, por meio da Secretaria de Assuntos Indígenas, e será o primeiro a ser implantado em uma terra indígena do Brasil”, comemora o secretário. Segundo ele, o Ministério fez a doação dos computadores e toda a estrutura necessária será montada em parceria com a Prefeitura Municipal, que dentre outras coisas, está fornecendo o espaço para o atendimento aos idosos.
“Finalmente a pessoa idosa terá a oportunidade de aprender a lidar com as novas tecnologias, facilitando inclusive a utilização de serviços bancários, sem precisar ficar pedindo ajuda”, enfatiza Zeca Pataxó.