Alcobacenses participam em peso do Outubro Rosa

Fotos: Ascom

No último sábado (21), a Prefeitura de Alcobaça por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Clube promoveram com a participação dos alcobacenses a conscientização do Outubro Rosa com o objetivo de alertar à população sobre os perigos do câncer de mama e os cuidados necessários para sua prevenção e tratamento.

Por sua vez, a iniciativa de conscientizar os alcobacenses deu origem ao Outubro Rosa Azul, no qual um grupo de professores, enfermeiros, psicólogos e médicos se engajam na causa contra essa doença que é a 1º em taxa de mortalidade em mulheres no mundo.

Apesar do alto índice de óbitos em decorrência do câncer de mama, “mais de 95% dos casos têm cura, desde que sejam descobertos logo no início da doença”, e para isso “o autoexame e a mamografia são indispensáveis para identificar a presença da doença”, é o que explica a médica mastologista Daniela Pratti, que enfatizou a importância de ações como as que tem sido feitas no município.

A prevenção, além de visar a qualidade de vida, tem como contrapartida, a diminuição dos gastos na rede pública de saúde para o tratamento do câncer. De acordo com o secretário de Saúde, Robson Mattos, “se tivermos menos pessoas necessitando das emergências médicas, teremos mais recursos disponíveis para investir na prevenção e na qualidade de vida”.

Para o prefeito de Alcobaça, Léo Brito, a participação dos alcobacenses é fundamental para a conscientizar a população: “Temos procurado dar oportunidade para que as pessoas possam se envolver no melhor trabalho possível para o nosso povo e essa não tem sido uma tarefa fácil, diante das adversidades que estamos enfrentando, no entanto, os resultados estão aparecendo cada dia mais e vamos continuar avançando”.

 

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui