Alcobaça vai sediar projeto da produção de mandiocultura no extremo sul baiano

Alcobaça é um dos maiores produtores de mandioca da região. Foto Ascom
A produção de mandioca foi tema da reunião do Comitê Gestor do Programa de Desenvolvimento Rural (PDRT), realizado na terça-feira (08), em Teixeira de Freitas, por iniciativa da Fibria para fomentar a agricultura familiar.
O encontro contou com a presença de Dr. Paulo Sérgio Onofre (representando a Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Alcobaça) e de Jackson Lacerda (Secretário de Meio ambiente de Alcobaça), dentre outros nomes.
Ao todo, 59 pessoas marcaram presença, representando 32 associações e 1 cooperativa de vários municípios do extremo sul da Bahia. Na reunião foram discutidos diversos temas, principalmente, a cadeia produtiva da mandioca.
Com forte potencial para a produção de farinha, o município de Alcobaça roubou a cena.
Uma das propostas foi implantar o projeto-conceito de farinheira familiar, dentro das normas da vigilância sanitária e ambientais, funcionando com um sistema de armazenamento e de destinação adequada da manipueira.
Para a próxima semana ficou acertada a implantação de um sistema desse tipo na Comunidade de Canabrava, afim de servir como modelo para outros produtores, que desejem conhecer e utilizar o sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui