A rede pública de ensino do município de Alcobaça realizou na sexta-feira (24) a 3ª Conferência Municipal de Educação, realizada pela Prefeitura de Alcobaça, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Câmara de Vereadores, da Fibria Papel e Celulose, da Associação dos Servidores do Magistério de Alcobaça (ASSEMA) e do Conselho Municipal de Educação (CME).
O evento contou com a participação de professores, coordenadores de ensino e dos secretários municipais, Ivan Noronha (Ação Social), Ademar Botelho (Agricultura) e Robson Mattos (Saúde), dentre outros nomes.
Ao longo de todo o dia foram discutidos assuntos temáticos sobre a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos alcobacenses. No final, as melhores propostas foram votadas e eleitos os delegados para representar o município na Conferência Estadual.
O Secretário de Educação de Alcobaça, Gildo Conceição, falou sobre o evento que reuniu profissionais do magistério para discutir o ensino público. “A realização da conferência é uma exigência da lei para garantir a participação popular na construção do projeto educacional, partindo da base, da experiência de cada município do país e nesse ano estamos discutindo a Consolidação do Sistema Nacional e o Plano Nacional de Educação”, explicou.
Representando a Fíbria Papel e Celulose, Renata Silva, destacou as ações realizadas em parceria com o município para promover a melhoria da educação e do desenvolvimento social. “A Fíbria realiza diversas ações para promover a sustentabilidade e o desenvolvimento da região onde atua. À exemplo disso, desde o início deste ano estamos reunindo as comunidades e construindo um projeto com alunos da rede pública de ensino de Alcobaça, através do Programa Votorantim pela Educação (PVE)”, pontuou.
Presidente da Câmara de Vereadores de Alcobaça, Érico MirandaO Presidente da Câmara de Vereadores de Alcobaça, Érico Miranda, falou sobre a participação do poder legislativo municipal nos assuntos de interesse da sociedade. “Todos os projetos encaminhados à essa Casa foram discutidos, votados e aprovados, muitos deles em caráter de urgência, quando se tratava de melhorias necessárias aos serviços públicos e de melhores condições ao povo alcobacense. Então, sempre estivemos e vamos continuar à disposição para construir novas ideias, novos cenários, cada vez mais próximos da expectativa do nosso povo. Contem sempre com os atuais vereadores para o que for de interesse coletivo”, falou.
Para o Prefeito de Alcobaça, a gestão pública é resultado do trabalho e do empenho de cada servidor. “É importante alinharmos nossa realidade com o planejamento de ações para os anos que virão. A participação de todos contribui para somar, tanto em experiência, quanto em força de agir. Demoramos oito meses para arrumar a gestão e isso atrasou nosso projeto e em pleitos e demandas para melhorar a estrutura para a prestação de serviços à nossa população, mas ano que vem a história será outra. Podem anotar”, afirmou.