Alcobaça realiza audiência pública para discutir o Programa de Aquisição de Alimentos

Fotos: Ascom

Pequenos produtores rurais, vereadores, secretários municipais e o Prefeito de Alcobaça, Léo Brito. Todos juntos para discutir o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (03), na Câmara Municipal de Vereadores.

Organizados em associações, os pequenos produtores têm um papel importante no desenvolvimento da agricultura alcobacense e na microrregião do extremo sul baiano. Por conta disto, o evento contou com a participação de representantes de diferentes entidades de âmbito municipal, regional e estadual.
Para o Secretário de Agricultura de Alcobaça, Ademar Botelho, o encontro permitiu esclarecer sobre o programa. “Dar oportunidade às famílias de pequenos produtores rurais de vender seus produtos diretamente para o poder público municipal. Esse foi o assunto discutido nesse encontro”, afirmou.
Segundo o Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, o município tem no orçamento a previsão de compra de produtos diretamente dos pequenos produtores. “Nosso orçamento tem em caixa R$ 139 mil reais – podendo no futuro ser aumentado – para ajudar a agricultura familiar, adquirindo produtos que abastecem as escolas municipais”, explicou.
A audiência contou com a presença de Zelice Pessoa (nutricionista e representante da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS), de representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAF); de Eliete Amaral (Secretária de Agricultura do município do Prado), Fernando Pimenta (engenheiro agrônomo); dos vereadores (Pipi, Dedé do Caxangá e Érico Miranda); dos secretários municipais, Ademar Botelho (Agricultura), Jackson Lacerda (Meio Ambiente), Gildo Conceição (Educação), Ivan Noronha (Assistência Social); dentre outros nomes.
No final os fornecedores assinaram o termo de compromisso e o próximo passo será realização das compras dos alimentos. O PAA é um programa do governo federal que dá oportunidade ao pequeno produtor rural de vender os alimentos produzidos em suas propriedades, beneficiando pessoas e entidades que estão em situação de vulnerabilidade alimentar. O programa é executado pelas prefeituras, através das secretarias municipais de agricultura.

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui