Chega a 56 o número de cidades de Alagoas em situação de emergência por causa de fortes chuvas. O número foi atualizado por meio de um decreto do Governo do Estado publicado em edição do Diário Oficial nesta segunda-feira (4). Rios transbordaram e inundaram ruas e casas, deixando diversas famílias desalojadas.
Passa de 56 mil o número de pessoas desalojadas e desabrigadas pelas chuvas em Alagoas. O estado já soma seis mortes por causa dos temporais.
Os moradores de Atalaia, uma das cidades em emergência, relatam que o nível da lagoa subiu muito rápido.
“A água chegou de repente, invadindo, invadindo. A gente teve que pedir ajuda para tirar as coisas de dentro, mas não conseguiu. Nem a roupa a gente vai pegar porque não tem como entrar [em casa]”, lamentou Fabrício Delane Ferreira de Almeida, que teve sua residência inundada.
O governador Paulo Dantas (MDB) afirmou que o Estado colocou três helicópteros e 10 botes à disposição para assistência aos municípios. “Vamos distribuir cestas básicas, água, colchões e produtos de higiene; e continuar pagando o Auxílio-Chuvas às famílias desabrigadas e desalojadas”.
No início de junho, um outro temporal já tinha castigado o estado, deixando 35 municípios em emergência. Com as chuvas que atingiram novamente o estado desde sexta-feira (1), outros 16 municípios também tiveram a situação de emergência reconhecida, fazendo o total subir para 51 e, agora, 56.
“Acreditamos que o volume de chuva superou o de 2010 [quando uma grande cheia atingiu o estado, deixando mortos]. Não houve maiores vítimas porque a população já estava avisada e conseguiu sair de suas casas”, disse o governador em entrevista coletiva na noite de sábado.
Fonte: G1 Alagoas [compilado]