AL debate limites entre Itabuna/Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco Soub, atendendo convite do deputado estadual João Bonfim, participaram na manhã da última quarta-feira (6), de audiência realizada na sala da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação (sala deputado Jadiel Matos), com a finalidade de debater as questões referentes aos limites territoriais entre os municípios de Ilhéus e Itabuna. Com base na Lei nº 12.057, de 11 de janeiro de 2011, a Assembléia Legislativa está realizando a revisão dos limites dos 417 municípios do Estado da Bahia.

Segundo informações do representante da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia (SEI), Antônio Cunha, durante a audiência, apenas uma pequena parte da área onde está localizado o Makro Atacadista encontra-se no território de Itabuna e uma pequena parte do bairro Nova Califórnia estão no município ilheense. A Comissão, através de seu presidente, João Bonfim, propôs que houvesse entendimento entre os dois municípios, tendo o prefeito Newton Lima adiantado que Ilhéus reivindica a manutenção do seu limite territorial estabelecido na Lei 628/53, que está sendo revista.

O município de Itabuna, por sua vez, reivindica que esses limites sejam ampliados, levando em consideração o problema causado pelo transporte coletivo urbano e a necessidade de espaço para expansão da cidade que se encontram na linha limítrofe entre os municípios. Foi deliberada pela Comissão que será realizada uma nova audiência na próxima sexta-feira (15), na região, com a participação dos membros da Comissão, representantes da SEI, do IBGE e também dos dois municípios envolvidos.


Fonte: O Tabuleiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui