No início da noite desta quinta-feira (26/04), numa solenidade no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, na Avenida Américo Buaiz, nº 205 – Enseada Suá, em Vitória -, a Academia Capixaba de Letras e Artes, com a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo e o Governo Capixaba outorgaram com a “Comenda Padre José de Anchieta” o vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) – presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.
O evento de condecoração na Assembleia Legislativa do Espírito Santo foi festejado com a presença de inúmeras autoridades capixabas, entre elas: deputados, secretários de estado, artistas da literatura e imortais da Academia Capixaba de Letras e Artes, da Academia Espírito-santense de Letras, Academia Feminina de Letras do Espírito Santo, Academia Iunaense de Letras, Academia de Letras das Ciências Jurídicas do Espírito Santo e do Clube dos Trovadores do Espírito Santo.
O deputado estadual Erick Cabral Musso, presidente da Assembleia Legislativa do Estado Espírito Santo, disse que o evento celebra homens e mulheres que fazem a diferença na política e dignificam o papel de zelar pelo bem público e pelos que mais precisam.
A “Comenda Padre José de Anchieta” é a principal honraria que o Estado do Espírito Sando concede a alguém que mora ou nasceu fora do Estado, acima dela está apenas o Título de Cidadão Honorário Capixaba, concedido pela Assembleia Legislativa. A Honraria foi outorgada ao presidente Agnaldo da Saúde em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao município de Teixeira de Freitas através do Poder Legislativo em que é presidente.
Durante a entrega da homenagem foi dito que o presidente Agnaldo da Saúde é reconhecido pelo Estado do Espírito Santo como homem público que contribui para a transparência e lisura no serviço público e suas ações, são consideradas como exemplos para a política capixaba. O imortal Clério José Borges, presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes, disse que o território capixaba se sente orgulhoso em homenageá-lo na certeza que o ideal político do presidente Agnaldo da Saúde continue sendo o comprometimento.
“Fico extremamente feliz em saber que o nosso trabalho está ultrapassando fronteiras e em ter sido condecorado com a “Comenda Padre José de Anchieta” e aqui reafirmo meu compromisso com a transparência pública, hoje na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Nós, enquanto gestores precisamos fomentar a prática do que é saudável e prazeroso. Aqui parabenizo aos imortais da Academia Capixaba de Letras e Artes, aos queridos deputados desta democrática casa de Leis e ao Governo do Estado pela iniciativa, que tanto nos motiva com esta festejada iniciativa a enfrentar os desafios e nos comprometer ainda mais com os nossos ideais políticos”, disse.
E o presidente Agnaldo da Saúde acrescentou, falando exclusivamente para os membros da Academia Capixaba de Letras e Artes: “E, sobretudo, é motivo de grande satisfação saber que o Espírito Santo, tem pessoas que olham com carinho e reverenciam o trabalho daqueles que fazem das letras, seu mais doce labor, igualmente eu faço do meu compromisso político o melhor do equilíbrio em favor da estabilidade social e do desenvolvimento político”, disse no seu pronunciamento o presidente Agnaldo da Saúde.
No dia 23 de fevereiro deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” já havia sido homenageado numa concorrida cerimônia em Porto Seguro com a “Medalha do Mérito da Ciência Política”, oferecida pela ALB – Academia de Letras do Brasil. A homenagem foi outorgada ao político pelo seu esforço demonstrado na eficácia do seu trabalho e modernização tecnológica no ano de 2017 a frente do Poder Legislativo de Teixeira de Freitas que serviu de exemplo para outras casas legislativas brasileiras. (Por Athylla Borborema).