Nos dias 20 e 21 de outubro, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Saúde, realizou oficinas de treinamento voltadas à redução e a eliminação das populações de escorpiões nos domicílios para os Agentes de Combate às Endemias (ACE), na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
A ocorrência de acidentes com escorpiões aumentou em Teixeira de Freitas nos últimos três meses. Para este período, já era esperado um aumento na ocorrência por ser o período de reprodução dos escorpiões. Entretanto, no ano de 2022 ocorreram 67 acidentes, sendo que 2021 apresentou apenas cinco casos no mesmo período de tempo.
Em resposta a esta situação, a Secretaria de Saúde — através da Vigilância Epidemiológica e do Programa Municipal de Combate às Endemias — implantará o Serviço de Controle de Escorpião de Teixeira de Freitas (SCETF) a partir do dia 31 de outubro. O projeto consistirá na realização de visitas domiciliares que objetivam a redução e a eliminação das populações de escorpiões nos domicílios.
Os escorpiões se adaptam com facilidade ao ambiente doméstico. O crescimento da área habitacional para os limites rurais da cidade favoreceu a urbanização das populações de escorpiões, gerando mais exposição para a população e o aumento na ocorrência de acidentes.
As ações serão disparadas a partir das notificações de acidentes ou de aparecimento de escorpiões, que poderão ser realizadas a partir do link: https://forms.gle/gVqnyDDCHBs7RnF67