Agentes de Endemias realizam ação em Cachoeira do Mato

Agentes de Endemias realizam ação em Cachoeira do Mato. Fotos Ascom

Na quinta-feira, 30 de janeiro, duas equipes de agentes de endemias da Prefeitura/ Secretaria Municipal de Saúde foram até a localidade de Cachoeira do Mato. Os servidores realizaram uma ação pente fino contra os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor de várias doenças, entre elas dengue, chikungunya e zika. Coordenados por Rutileia Paixão, eles fizeram a eliminação, com lavagem de caixas d’água, tratamento, orientação, colagem de cartazes.

A coordenadora Rutileia narrou que no dia anterior, houve a notificação de um caso suspeito de dengue em morador de Cachoeira do Mato. No mesmo momento a equipe se organizou e articulou a ação. Todos os 490 imóveis da localidade foram visitados. Cerca de 99% dos focos encontrados estavam nas residências. Sessenta e nove amostras foram coletadas e agora estão sendo analisadas em laboratório.

“Todos os nossos esforços estão sendo empenhados no combate aos focos do mosquito. Temos essa equipe ativa. Na gestão do prefeito Temóteo Brito, nos alegramos com a queda constante e sistemática dos casos de dengue no município. Essa ação é uma prova da proatividade da Prefeitura contra o mosquito e a favor da saúde pública”, destacou o secretário de Saúde Hebert Chagas.

“Nós deixamos Cachoeira do Mato limpa dos focos. Mas para se manter assim, os moradores precisam colaborar. O agente de endemias não é fiscalizador das residências. O fiscalizador tem que ser o morador. Se todo mudo cuidar da sua casa, do seu quintal, deixando as caixas d’água tampadas e eliminando vasilhas que cumulem água, então ficaremos livres do mosquito”, pontuou Rutileia.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui