Agentes Comunitários de Saúde mapeiam regiões do município para a inclusão no atendimento das UBS

Agentes Comunitários de Saúde mapeiam regiões do município para a inclusão no atendimento das UBS
Agentes Comunitários de Saúde mapeiam regiões do município para a inclusão no atendimento das UBS. Foto: Ascom
Foi iniciado nesta terça-feira (09), pela Equipe de Atenção Básica à Saúde do município, a contagem dos habitantes em áreas ainda não atendidas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS). As primeiras regiões mapeadas foram o bairro Nova Jerusalém e o Residencial Santos Guimarães, no Colina Verde. O processo visa incluir todos os teixeirenses no atendimento regular por profissionais de unidades de saúde específicas.

O procedimento consiste, inicialmente, no mapeamento de áreas desprotegidas de atendimento próximas a certa unidade de saúde. Em seguida, são levantadas informações sobre cada residência (quantas pessoas moram na casa, ocorrência ou não de determinadas comorbidades, entre outros), para que seja feita a divisão de uma quantidade de ACS por região. Por fim, o  profissional que atenderá aquele domicílio retorna para a realização do cadastro de seus moradores na unidade de saúde que passa a recebê-los.

Visando a promoção de saúde e a prevenção de doenças a partir de ações em moradias e coletividades, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) compõe a equipe multiprofissional de Atenção Básica à Saúde em Teixeira de Freitas. “Os ACS são de extrema importância para as famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social ou que vivem longe da região central”, disse o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. ”Estando mais próximos dos problemas que atingem as pessoas, seremos capazes de detectar situações que precisem de uma intervenção mais eficaz dos agentes públicos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui