Adeus ao Imortal: Bahia lamenta falecimento de Carlos Eduardo Lima Passos da Silva

Adeus ao Imortal: Bahia lamenta falecimento de Carlos Eduardo Lima Passos da Silva
Carlos Eduardo Lima Passos da Silva. Foto: reprodução

Carlos Eduardo Lima Passos da Silva (Itabuna 18-9-1951, Itabuna 5-9-2022), que ocupava a Cadeira nº 3 da Academia de Letras de Itabuna. Passinho foi meu Professor de Processo Penal na Graduação, além de Orientador da Especialização em Processo Civil também pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, onde escrevi concorrida Monografia sobre o Regime dos Precatórios no Direito comparado.

Lembra Taurino Araújo, exponencial discípulo dele, os primeiros contatos com o Mestre: “concentração é a atenção distraída de tudo mais”, disse Taurino. Excelente, menino! Onde você aprendeu isso? Reflexões sobre Voltaire: “o adjetivo é inimigo do substantivo”, “Quem não sabe processo não pode advogar…”, ou seja, adjetivar os fatos corretamente para assim revelar o Direito substantivo. Em nossas memórias ficarão os discursos a as ações repletos de Humanismo através dos quais o professor Eduardo Passos demarcava a sua “mestria e sapiência”, conforme ressaltou a Reitoria da UESC, em nota de pesar.

O nosso saudoso professor sempre será aquele exemplo de que “tudo se faz passo a passo”, diria Michael Jordan, e a valorização de cada detalhe constrói os monumentos, à semelhança dos Passos com o quais se tornou notório. Perda irreparável.

Por AGENOR SAMPAIO NETO. professoragenorsampaio@gmail.com

Carlos Eduardo Passos faleceu nesta segunda-feira (5).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui