ACE promoveu palestra sobre compliance e o fortalecimento da integridade nas empresas

Evento reuniu empresários e representantes de entidades de Teixeira e região

Evento foi promovido pela ACE. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

A Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teixeira de Freitas realizou na noite desta quinta-feira, dia 11, um encontro de empresários de vários segmentos e representantes de entidades da cidade e da região.

Durante o evento, a dr.ª Andreza Merçon, advogada e especialista em programa de integridade, apresentou uma palestra sobre compliance e o fortalecimento da integridade nas empresas.

A palestrante, dra. Andreza Merçon

A palestrante conversou com nossa reportagem e comemorou a casa cheia. Sua abordagem quanto à temática tratou do surgimento da Lei 12.846/2013 (de combate à corrupção), os instrumentos de integridade dentro do programa, possíveis sanções aplicáveis e mudanças no ambiente de negócios no país.

Acho que é extremamente importante conhecer a lei, se informar a respeito, saber por que é importante implantar um programa de integridade em caráter preventivo. A mensagem é que a prevenção é mais importante que a correção. De forma paralela, que o empresariado também veja que os programas de integridade contribuem, e muito, com o bem mais valioso de uma empresa, que é o seu capital reputacional“, disse a dr.ª Andreza.

Jessyluce Cardoso, presidente da ACE

A atual presidente da ACE de Teixeira de Freitas, Jessyluce Cardoso, destacou que o objetivo principal do evento foi apresentar as noções de compliance do ponto de vista da legislação, tendo em vista que poucas empresas instituíram o seu programa.

O programa de compliance é nada mais que ‘agir de acordo com’. Agir de acordo com regras internas e externas e, principalmente, zelar pela integridade da empresa. Nós consideramos ser uma temática de extrema relevância para a classe empresarial e a sociedade civil como um todo, visto que todos estão imbuídos em combater a corrupção“, acrescentou Jessyluce.

Enivaldo Piloto, gerente adjunto do Sebrae

Cerca de 120 pessoas eram aguardadas na abertura do evento, que contou com a parceria do Sebrae. A entidade foi representada pelo gerente adjunto Enivaldo Piloto, que agradeceu a parceria.

Esse é um evento da ACE. O Sebrae é um parceiro para que a gente possa levar informação para o empresário, de modo que ele possa ter uma melhor gestão do negócio. O Sebrae não trabalha sozinho. Temos realizado uma série de eventos diretamente. Teremos nesse mês de abril vários outros, em parceria com a associação comercial também“, comentou.

Diversas personalidades locais acompanharam a palestra. Entre o público, estavam o presidente da OAB Teixeira de Freitas, dr. Daniel Moraes; o presidente da Câmara dos Vereadores de Teixeira de Freitas, Ronaldo Cordeiro; o analista de relações institucionais da Suzano, Leonardo Conde; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Medeiros Neto, Gil Batista e o diretor-executivo da Faculdade do Sul da Bahia (FASB), prof. Nelson Mota.

Gil Batista, presidente da CDL de Medeiros Nero, entrevista Ronaldo Cordeiro, presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas

O representante do Legislativo, Ronaldo Cordeiro, falou sobre importância da palestra, a temática e seus benefícios.

Nos sentimos honrados em estar aqui. Quero também informar que, em 2014, quando o Ministério Público Federal apresentou a proposta das 10 medidas contra a corrupção, eu mobilizei a juventude para buscar assinaturas junto a toda nossa sociedade, justamente para a aprovação do projeto. Isso me deixou muito feliz“, destacou o edil.

Dr. Daniel Moraes, presidente da OAB Teixeira de Freitas, durante a palestra

O dr. Daniel Moraes, presidente da OAB/Teixeira, parabenizou a iniciativa da ACE, na pessoa da presidente Jessyluce Cardoso, por trazer um tema que se encontra em pauta, bem como pela organização do evento. “A OAB vê isso com bons olhos. Nós temos implantadas na subsecção comissões temáticas voltadas para essa área – comissão de combate à corrupção e a comissão de compliance, que são de interesse da sociedade, portanto, interesse da Ordem dos Advogados como porta-voz da cidadania“, comentou.

O diretor-executivo da Fasb, Nelson Mota, concede entrevista a’OSollo

O diretor-executivo da Fasb, Nelson Mota, ressaltou a pertinência do tema, tendo em vista a ética e a lisura dentro das empresas e instituições. “As empresas, muitas vezes, terminam sendo responsabilizados por ‘deslizes’ individuais dos seus componentes. Essa ideia [da compliance] surgiu nos Estados Unidos até como uma preocupação do governo, não só pela corrupção, mas pela preocupação com o financiamento ao terrorismo. Então, se difundiu pelo mundo inteiro e isso é bom“, disse.

Na oportunidade, a ACE lançou também dois grandes produtos aos empresários associados, de modo a agregar ao comércio. As novidades são: o ‘ACE Presente’ e o ‘Cartão Desconto’.

Com o ACE Presente, os associados são contemplados com visitas de uma equipe de filmagem para que possam apresentar sua empresa e seu produto ou serviço. Alguns vídeos já foram gravados e serão lançados nos principais veículos de comunicação de Teixeira (confira o primeiro abaixo).

Já o Cartão Cidadão, como o próprio nome sugere, oferece descontos nas lojas dos associados. Para solicitar, basta procurar a Associação e conhecer mais sobre o benefício.

Auditório lotado durante evento

O evento foi agendado para as 19h e ocorreu no auditório Skalla. Os participantes contribuíram na entrada com 1kg de alimento não perecível.

Galeria de Fotos

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui