Abertura do 8º Festival Gastronômico Sabores de Teixeira reúne empresários e autoridades

O Festival Gastronômico acontece entre os dias 09 e 26 de setembro

Abertura do 8º Festival Gastronômico Sabores de Teixeira de Freitas reúne empresários e autoridades. Foto: OSollo

Aconteceu na noite de quarta-feira, 08 de setembro, a cerimônia de abertura da 8ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Teixeira de Freitas, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de vigilância sanitária. O evento tem como tema “Volta ao Mundo”, e está recheado com diversos sabores que buscam contemplar a culinária ao redor do mundo.

A cerimônia de abertura do festival contou com a Orquestra do ICED, juntamente com a apresentação cultural, em que foram trazidas bandeiras e participantes trajados com roupas características dos países que serão representados neste festival.

Abertura cultural. Foto: OSollo

Posteriormente, foram apresentados no palco o prefeito de Teixeira de Freitas, dr. Marcelo Belitardo; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, dra. Caroline Martins; o gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Alex Brito; a gerente do Senac, Nanci Costa, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Zé Carlos Rocha.

Prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo. Foto: OSollo

Para o prefeito de Teixeira de Freitas, dr. Marcelo Belitardo, o evento é um estímulo para alavancar uma área do comércio, a área gastronômica, que passou por um período de crise nos últimos dois anos por conta da pandemia da covid-19. “Vejo o evento como um estímulo e como uma vitória de todos os comerciantes envolvidos e que estão presentes aqui, e parabéns a todos eles, os comerciantes que estão participando e os organizadores do evento”, destaca o prefeito do município.

Vereador e presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Marcos Belitardo, acompanhado de sua família. Foto: OSollo

Para o vereador e presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Marcos Belitardo, que levou a família à abertura do festival, o evento é de grande importância para mostrar a todos os comerciantes que a cidade está se recuperando de uma fase difícil, por meio do engajamento de todos os empresários. “O festival gastronômico veio para demonstrar à população, em especial aos comerciantes, que é possivel superar uma fase difícil com força e união”, disse o vereador. Ele parabenizou aos empresários e participantes e convidou a população para prestigiar o evento visitando os estabelecimentos participantes e provando os pratos concorrentes.

Gerente regional do Sebrae, Alex Brito. Foto: OSollo

Na ocasião, o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, no uso de sua fala, agradeceu a todos os parceiros envolvidos no evento, e destacou a importância do evento para o município. “É uma honra pra nós estar realizando um conjunto de ações que favorecem a renda e o desenvolvimento; e o festival tem esse papel”, disse Alex Brito. Ele também comentou a expectativa para as vendas dos pratos, que devem superar o ano 2020, quando o formato do evento foi diferenciado para atender ao contexto pandêmico.

Expectativa mediante a pandemia

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, o evento valoriza os profissionais da culinária da cidade de Teixeira de Freitas e impulsiona o comércio no setor gastronômico, mediante o contexto da pandemia da covid-19 está sendo um desafio realizar este vendo com tamanha magnitude.

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, dra. Caroline Martins. Foto: OSollo

A secretária da pasta, dra. Caroline Martins, aponta que o grande diferencial desta 8ª edição do Festival de Sabores se resume na expectativa que foi gerada aos envolvidos. “A diferença deste festival está na expectativa que ele nos gerou. Nós organizamos ele em meio a pandemia, então, esse festival foi gerado dia a dia, porque nós não sabíamos, de fato, se momento iria acontecer, ia depender de decretos, ia depender do número de casos, e nós fomos vivendo a cada dia”, explica a dra. Caroline Martins.

“E o tema não poderia ser melhor, em um momento em que ninguém pode viajar, nós trouxemos a culinária mundial para dentro da casa das pessoas e isso foi muito interessante”, acrescentou a secretária.

“O grande segredo para o seu negócio prosperar…” – Paris 6 – Isaac Azar

A cerimônia contou com a presença do Chef e Empresário Isaac Azar, fundador da rede de Restaurantes Paris 6, que explicou a importância da comunicação com os consumidores, que, segundo Isaac, o período pandêmico mostrou para todos do comércio de restaurantes o grande valor que o cliente tem. Ele também evidenciou o segredo para o negócio prosperar.

Isaac Azar. Foto: OSollo

“O grande segredo para o seu negócio prosperar é estar com o pé no chão, o pé no piso, é ter o foco no seu cliente, é ter o foco nos seus colaboradores e saber o que está acontecendo”, explicou o Chef Isaac Azar.

Ele também agradeceu ao convite dos organizadores para palestrar no evento. “Um prazer estar na Bahia, para realizar abertura do Festival, este evento tão importante e contar um pouco da minha história e da minha trajetória”, reforçou. No evento ainda foi servido aos convidados risoto e sobremesa do famoso restaurante.

Empresários e participantes

Ricardo Lemos, proprietário do Lord Plaza, concorre no festival pelo Plaza Bistrô, do Lord Plaza Hotel, com o risoto de rabada, prato da culinária portuguesa, e o restaurante da Pousada Lord com a culinária italiana, molho de vinho e crispy de parma acompanhado de um risoto de damasco com parmesão.

Ricardo Lemos, proprietário do Lord Plaza Hotel. Foto: OSollo

Estavam presentes empresários participantes desta edição, autoridades, formadores de opinião e imprensa local.

O Festival Gastronômico acontece os dias 09 e 26 de setembro, com o tema “Volta ao Mundo” e ao todo serão 36 pratos inspirados nos mais diversos sabores da gastronomia mundial, divididos em 4 categorias: Prato Principal, Lanches, Petiscos e Sobremesas.

Foto: OSollo
O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, e SEBRAE, e correalizado por CDL e Senac, com o patrocínio de diversas empresas.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui