Prefeito Abade empossa servidores concursados e nomeia nova secretária de Educação

Em uma concorrida cerimônia, que reuniu mais de 500 pessoas na tarde de segunda-feira, 14 de junho, no hotel Vela Branca, o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, empossou cerca de 300 novos servidores públicos, sendo 200 professores nível I e II da rede municipal de educação. Durante o evento, a professora Dilza Reis foi nomeada como a nova secretária de Educação do município, fato que foi bastante comemorado por todos os educadores e autoridades presentes.

Para marcar este dia histórico na carreira profissional dos servidores, também estavam presentes à cerimônia o juiz da Vara Crime de Porto Seguro, Roberto Freitas; o promotor, Dioneles Santana; a juíza do Trabalho, Andrea Schwarz; além do comandante do Corpo de Bombeiros, Major Braga Neto; do capitão da Polícia Militar, Wagner Gonçalves; e do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Amílcar França.

“Hoje é um dia muito importante na vida de vocês, mas é mais ainda na minha, pois finalmente tenha a oportunidade de falar com vocês e destacar a importância da educação na formação dos cidadãos e de uma sociedade”, afirmou o Prefeito Abade, que iniciou seu pronunciamento citando Monteiro Lobato: “um país é feito com homens e livros”.

Abade relatou sua trajetória de vida, desde a infância humilde, as dificuldades que enfrentou vivendo em uma favela em São Paulo e o sonho de ser prefeito. “Sempre tive duas paixões: ler e cantar. E mesmo diante de tantas dificuldades, nunca desisti e sempre acreditei no meu sonho”, declarou.

O prefeito também reafirmou seu compromisso de tornar Porto Seguro uma cidade boa para os turistas e ainda melhor para os moradores, destacando seu projeto de revolucionar a educação em Porto Seguro, proporcionando oportunidades iguais para todas as crianças e jovens. “Hoje, convoco todos os educadores para criarmos uma comissão e discutirmos um plano para a educação. Aqui nasceu o Brasil e aqui revolucionaremos a educação”, completou.

Apoio do Judiciário

O juiz da Vara Crime de Porto Seguro, Roberto Freitas, agradeceu a postura do Prefeito Abade em fazer cumprir a liminar que determinava a posse dos servidores. “O Prefeito não recorreu da decisão judicial e fez cumprir a lei. Foi uma negociação árdua, mas sabemos que não é fácil para uma Prefeitura dar posse a tantas pessoas de uma só vez”, afirmou o magistrado.

Já o promotor Dioneles Santana destacou a importância da posse e a festa da democracia. “Hoje estamos dando um passo à frente, é um momento inesquecível em que a esperança se torna realidade”, disse, comemorando também a nomeação da nova secretária de Educação, Dilza Reis.

Compromisso com o futuro

A nova secretária, Dilza Reis, afirmou que está bastante otimista e fará sua gestão baseada na proposta do Prefeito Abade: manter um diálogo aberto com a categoria. “Acredito na educação como uma forma de corrigir as desigualdades. Quero ver Porto Seguro progredir e vou trabalhar para superar os desafios e alcançar a valorização do profissional, sempre a serviço da sociedade”, comentou.

O prefeito Abade assinou o decreto de nomeação da secretária e entregou os certificados para todos os novos servidores públicos, que também tiraram fotos com o Prefeito e as demais autoridades presentes. Na sequencia foi servido um coquetel em clima de alegria e descontração.

“Estou muito feliz porque meu desejo era me profissionalizar e ter estabilidade em um emprego. Hoje posso dizer que meu sonho está realizado e que meu filho tem um futuro garantido”, disse Leila Oliveira da Silva, que está grávida de seis meses e tomou posse como professora nível I no Baianão.

A professora Maria José Lins aproveitou a oportunidade para discursar e agradecer ao Prefeito Abade pela posse dos professores. “Também estamos muito felizes pela indicação da professora Dilza, que luta pelos ideais da educação e por um mundo melhor”, comentou.

Além dos 200 professores, também foram empossados arquitetos, técnicos em processamento de dados, digitadores, fiscais, auxiliares administrativos e auxiliares de serviços gerais.

Presenças

A concorrida cerimônia contou com a presença dos secretários de Administração, Lauro Setúbal; Finanças, Nerival Alves Pereira; Turismo, Guto Jones; Obras, Luís Fróes; Trânsito e Serviços Públicos, Sandy Esmero; Litoral Sul, Alencar Oliveira; Agricultura, Geraldo Couto; Esportes, Oberdan Santos Costa; e do chefe de gabinete, Osdélio Oliveira. O presidente da Câmara Municipal, Carlito Martins, estava acompanhado dos vereadores Dilmo Santiago, Nilsão, Roló, Bittencourt, Manezinho e Pastor Erivaldo.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui