A verdadeira religião

“De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação. Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus.” (Gálatas 6.15-16)

O significado da palavra “religião” é “religar”. No caso, a ideia seria que um religioso é alguém que vive novamente ligado a Deus. Embora possa ter um significado mais genérico, para a religiosidade cristã, é este o sentido. Mas se alguém está vivendo religado a Deus, em comunhão com Deus, o que caracterizaria sua vida? É esta a questão de Paulo neste texto! E a marca que destaca para quem vive religado (em comunhão) com Deus é ser uma pessoa nova, de um tipo novo de ser humano, influenciado por motivos novos. Na prática, uma pessoa cuja vida tem a ver com a vida de Deus e, naturalmente, manifesta isso.

O que vale não é o quanto se conhece da Bíblia, o quanto os costumes da religião são praticados e seguidos, mas o tipo de pessoa que se é no dia a dia. A religião (religação) é verdadeira se os valores vividos por Jesus e que estão revelados nas Escrituras também são os valores do religioso e se revelam em seu estilo de vida. Esta é a “nova criação” que caracteriza a verdadeira religião. A fé cristã não é verdadeira se ela não está se manifestando numa vida que tenha Deus como inspiração. Se não estamos sendo influenciados a mudar prioridades e valores. Ninguém nasce cristão, somos feitos cristão pelo poder de Cristo e isso produz mudanças.

Se há algo que confunde os não cristãos e enfraquece a mensagem cristã é a incompatibilidade entre a vida que vivemos e o Deus que anunciamos. Se há algo que desanima os não cristão e cansa a todos, é a artificialidade da vida religiosa que se constitui de aparências. Precisamos lutar e ansiar por uma vida que seja à prova do cotidiano, que vença a rotina e a transforme em existência compartilhada como Deus. Pois, de nada vale ir ao templo domingo se, na terça-feira, nos comportamos como se Deus não nos tivesse orientado a amar, servir e nos alegrar nele, vivendo com coragem a vida e sendo, cada vez mais, a expressão de Sua presença no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui