A tentação e o mal

“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” (Mateus 6.13)

Você acredita que Deus ouve e responde as orações que fazemos? É preciso crer pois “sem fé é impossível agradar a Deus”, diz o escritor da carta Aos Hebreus. E continua: “quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hb 11.6). Este é um aspecto importante da oração: crer que Deus ouve e responde nossas orações! Mas há um outro aspecto: o que pedimos precisa ser ético aos olhos de Deus. Mesmo cheios de fé, podemos não ser atendidos se nossos pedidos tiverem motivações reprováveis. Tiago faz a seguinte afirmação em sua carta: “Quando pedem, vocês não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” (Tg 4.3) Obter o que queremos nem sempre será uma resposta de Deus à nossa oração! Ainda que tenhamos orado, se nosso nossas motivações forem egoístas! 

Mas há pedidos que devemos fazer e que, não há dúvida alguma, estarão alinhados com o coração de Deus. Não há como pedirmos a Ele para que nos ajude a vencer as tentações e o mal e isso não estar alinhado com a Sua vontade para nós. Ele não nos quer caindo nas tentações que nos alcançam e muito menos sendo corrompidos pelo mal que nos cerca! Porém, pedir isso a Deus não deve significar uma transferência de responsabilidade. Não é isso que Jesus está sugerindo na oração. Deus disse a Cain: “saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo.” (Gn 4.7) Na luta contra a tentação e contra o mal, precisamos da ajuda de Deus, mas a responsabilidade é nossa! Por isso devemos ser previdentes e evitar o quanto possível a ambos!

Há um ditado muito interessante: o diabo a todos tenta, mas há pessoas que são uma tentação para o diabo! Há pessoas que se expõe à tentação, conscientemente envolvendo-se em situações, locais e com pessoas que deveriam evitar. E, uma vez expostas, não conseguem resistir e repetem o que desejavam evitar! Essa é uma atitude oposta à oração. Como cristãos devemos ser sábios evitando o mal e fugindo da tentação. Somos fracos e não devemos nos expor e muito menos brincar com eles. Lembro-me de um outro ditado: se não quer comer o cozido, então não destampe a panela! Pedir a Deus livramento envolve também assumir as atitudes corretas, evitando situações que nos expõem à tentação e ao mal! Ao orar, peça livramento em relação à tentação e ao mal. Mas tenha também as atitudes de quem quer evitá-los ao longo do seu dia!

 

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui