Mais do que essencial, a poesia é a trilha onde os heróis pisaram antes de se tornarem heróis. Nossos poetas locais precisam e devem ser mais valorizados, bem como a Cultura, normalmente tratada como a caca do cavalo do bandido. Por isso, comecemos a coluna com poesia, a do agente cultural Amaro Sant’Anna. Ele escreveu um livro, FRAGMENTOS, com poemas de uma síntese admirável. Por exemplo:
OBSERVO AS PALAVRAS
DESCREVO-AS
NAS PAREDES PICHADAS
E DESCOMPROMETIDAS PELO TEMPO
NADA DESFAÇO
APENAS CAMINHO
NINHO ADENTRO
DA CIDADE
DESPERCEBIDA,
ADORMECIDA, NAS LUZES DO NEÓN.
Taís Araújo
Todo mundo está justamente revoltado com os ataques de racismo que vitimaram a belíssima Taís Araújo. O fato é que é quase impossível rastrear e punir os crimes cometidos na Internet, sejam eles quais forem.
É justo que a rede se torne em rede da impunidade?
Invencionices
Não são só os boatos que fazem mal. Pior que os boatos, são o cinismo e a mentira que os sustentam. O que está correndo de boatos sobre a saída do secretário da Saúde, Eujácio Dantas, é de fazer corar um frade de pedra. Pior: o que estaria motivando a saída de Dantas é outro boato supinamente bocudo.
Coisa de quem não tem o que fazer.
Outra invencionice
Essa está sendo jogada para derrubar o secretário Ariosvaldo, um excelente quadro do governo João Bosco. Propalam os boateiros que o secretário, a mando do prefeito João Bosco, vai mandar cortar 30% do salário de cada professor. Cabeluda e deslavada mentira. Quem vai perder 30% é aquele professor que está recebendo indevidamente aquela gratificação. Ela é concedida a quem está em sala de aula, como incentivo pedagógico. Para quem não está em sala de aula, essa gratificação é, obviamente, ilegal.
Simples assim.
A Casa do Terror
Chega a Teixeira de Freitas um grupo teatral, A Casa do Terror. O grupo percorre o Brasil inteiro e nos procurou no Departamento de Cultura para nos mostrar a Casa. Dentro dela há pessoas caracterizadas de monstros, demônios e outros bichos. As pessoas que entram, se assustam. E, na maioria, gostam. Tudo é com muita criatividade e sem encostar em ninguém.
Mas, em Teixeira…
Intolerância
Pois não é que uma mulher pôs a boca no mundo, pedindo para Jesus salvar a cidade, pois o demônio estava morando em uma casa, na Praça da Bíblia? Quando é que uma simples pantomima pode ser transformada em “coisa de religião”?
Pobre Teixeira!
Cunha
A cada momento, surge uma notícia, na grande imprensa, de que Eduardo Cunha será inocentado, desde que não aponte para o impeachment de Dilma. Ora, uma coisa nada tem a ver com a outra. O Planalto não tem poderes para culpar ou inocentar Cunha. Quem tem poderes para isso é o Legislativo.
Cunha tem que tomar cuidado é com seus pares.
Do Túnel
“A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo.” (Vladimir Maiakovski)
“Não é difícil morrer nesta vida: / Viver é muito mais difícil.” (Vladimir Maiakovski)