Recentemente, representantes da CDL de Porto Seguro, através do presidente Vinícius Brandão e do tesoureiro José Benedito, reuniram-se com o vice-prefeito do município, Paulo Onishi, e com o chefe de gabinete da prefeitura, Josemar Siquara, para debaterem pautas sobre a segurança pública da cidade.
Foram expostos os crescentes casos de arrombamentos aos diversos pontos e estruturas comerciais, incômodos e importunações contra clientes e passantes, vandalismo de estruturas públicas e/ou privadas, além de ameaças públicas oriundas, em suas maioria, por pessoas em situação de moradia nas ruas ou dependentes químicos.
Em maio deste ano, a prefeitura promove concurso público para a função de guarda municipal, já aprovado pela Câmara Municipal. Com base nesta informação, a CDL solicitou que parte do efetivo aprovado seja direcionado para garantir a segurança pública do município, principalmente nas áreas de centro, dos quais se concentram a maioria dos comércios e ocorrências.
“Estamos preparando o concurso que irá selecionar 150 pessoas para guarda municipal, inclusive já assumindo o compromisso de ter equipes trabalhando 24 horas, principalmente no centro e orla”, informou Josemar. “Teremos, entre os concursados, 30 pessoas para a função de salva-vidas, algo inédito, além dos 100 agentes de trânsito que também são efetivos”, completou.
A pauta de segurança pública vem sendo debatida pela CDL com seus associados e diretores desde o início da gestão do atual prefeito, Jânio Natal. “Estamos nos sentindo muito respeitados pelo prefeito, pelo vice e sua atual equipe de secretários, pois estão abrindo as portas para receberem e discutirem todas as nossas demandas enquanto empresários e comerciantes”, disse Vinícius Brandão, da CDL. “Há outras pautas que já estão sendo analisadas e acatadas que só garantem melhorias para o comércio e serviços turísticos de modo geral. Trouxemos a pauta da segurança pública, que foi acolhida com o compromisso de atenderem nossos pedidos e fomos surpreendidos com o bônus dos salva-vidas nas principais praias da orla do município de Porto Seguro”, completou Brandão.
O tesoureiro da CDL, presente como porta-voz da associação, posteriormente a reunião, já comunicou aos associados sobre os compromissos firmados pela gestão do município pras demandas empresariais: “Estamos sendo atendidos de forma pontual e é gratificante ver que nossas demandas estão sendo recebidas com compromisso de serem atendidas de forma mais breve possível. A segurança pública do município precisa ser tratada com carinho e atenção. Visualizarmos que essa problemática brevemente será resolvida, nos traz mais tranquilidade para ocuparmos as nossas mentes em prol da qualificação dos nossos negócios”, explicou José Benedito.