A oração e o milagre

“Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde.” (Atos 3.1)

Atos nos coloca diante da história da igreja em seus primeiros passos. Há uma tendência em idealizarmos a igreja que chamamos primitiva, como se fosse uma igreja sem problemas ou completamente adequada e sem equívocos. Mas a leitura do próprio livro de Atos e especialmente das cartas de Paulo e as Gerais, nos mostram que não era nada disso. A igreja sempre foi marcada por falhas, pecados e equívocos. Algumas vezes ela creu de maneira atrapalhada, esperando da vida ou mesmo de Deus o que não viria a acontecer. Mas certamente que há lições positivas importantíssimas para a igreja de hoje na história das primeiras igrejas. Uma delas diz respeito à prática da oração. O livro de Atos nos apresenta diversos momentos em que a igreja primitiva dedicou-se à oração. E milagres aconteceram! 

Havia na prática judaica a hora da oração no templo. Foi na hora da oração no templo que Pedro e João para lá se dirigiram. Talvez não houvesse melhor momento para testemunharem do Evangelho ou talvez estivessem apenas buscando um momento pessoal de contrição e súplica. A caminho, já chegando para entrar no templo, um milagre aconteceria. Orar sempre propicia milagres. Temos nos esquecido da oração e temos perdido o apetite para a oração. Mas precisamos dar atenção a isto e mudar nossas atitudes. Precisamos orar mais e precisamos orar melhor. E uma coisa depende da outra. Precisamos orar pois da oração depende a visão que temos da vida, a percepção e sensibilidade para sermos levados a participar dos movimentos de Deus. Orar pode mudar realidades e, especialmente, orar pode mudar nossas vidas. E muda. E é esta a grande mudança que precisamos. Precisamos ser mudados. 

Precisamos ser o objeto de nossas próprias orações, antes que qualquer outra pessoa ou situação o seja. As vezes oramos por nossa família mas talvez a resposta para nossa família seja orarmos por nós mesmos! Nunca erramos quando, diante de Deus, pedimos para que Ele nos transforme. Nunca erramos quando, em oração, pedimos a Deus clareza e coragem para agir melhor, quando pedimos ajuda para assumirmos nossas responsabilidades, especialmente no que diz respeito a mudanças que precisam ter lugar em nossa história. Pedro e João estavam a caminho do templo na hora da oração. Precisamos de nossa hora pessoal de oração. Podemos e também devemos ir ao templo para orar, mas não podemos deixar de entrar no nosso quarto e ficar a sós com nosso Pai (Mt 6.6). Se fizermos isso veremos, ouviremos, sentiremos e pensaremos melhor para que milagres aconteçam ao nosso redor. E o maior milagre acontecerá em nós mesmos. Jamais seremos os mesmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui