A oração do publicano (PARTE 2)

“Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.” (Lucas 18.13)

Orar certamente é o exercício espiritual mais difundido e praticado no mundo. Todo cristão ora, ainda que uma oração por dia e do tipo que inclui a gratidão pelo alimento. Mas todo cristão ora. A oração é um tema estudado e há muito material escrito a respeito. Alguns até analisaram e sistematizaram a oração, separando os diversos tipos e indicando a melhor forma de praticar cada um. Duas questões importantes: o que é a oração para cada um de nós? E, o que acontece com cada um de nós na medida que oro? Talvez ela tenha um significado diferente para cada um de nós e diferente para nós mesmos em cada situação que a praticamos. Ela pode ser uma oportunidade de celebrar a fé e agradecer a Deus, pode ser uma tábua de salvação num momento de intensa angústia; pode ser um lugar de busca e anseio por Deus… É certo que ela deve mexer conosco. Deve contribuir com nossa maturidade e fortalecimento espiritual. Uma querida irmã certa vez me contou como a oração tornou-se um processo terapêutico que lhe trouxe cura emocional.

Veja a oração do publicano. Ela é uma boa oração para todos nós. Ela não serve apenas para o primeiro encontro com Deus, para a nossa conversão. Ela é dirigida diretamente a Deus. Não há intermediários e isso é uma característica da oração ensinada por Jesus. Deus nos ama o bastante para nos ouvir diretamente. E se não nos ouvir assim, nada mudaria isso e nem ninguém. Mas Ele sempre ouve, embora a nós nem sempre pareça que ouviu. O publicano clama por misericórdia. A misericórdia de Deus possibilita-nos o perdão e a justificação. Devemos pedi-la para nós e para os outros. E se sabemos que precisamos da misericórdia de Deus, devemos ser misericordiosos. É uma contradição pedir a misericórdia de Deus quando pecamos, mas tratar nosso irmão sem misericórdia quando ele peca. É como se estivéssemos dizendo: eu não sou pecador e você é! E sabemos que isso não é verdade. O publicano reconhece: tem misericórdia de mim, que sou pecador. Todos que saem bem de uma oração, como aconteceu com o publicano, assim saem por causa da misericórdia de Deus.

Gosto do modo como Jorge Camargo expressou-se a respeito de Deus na canção Mar do Esquecimento. O que ele diz é um incentivo à oração. Sua poesia declara: “Em ter misericórdia reside o seu prazer. Em perdoar pecados a sua vocação. E em lançar mazelas no mar do esquecimento, mostrando a grandeza da sua compaixão. Breve é a sua ira, não dura o seu furor. Tratar-nos com ternura faz parte de seu ser. Para honrar seus pactos, promessas, juramentos, tem sua palavra que nunca vai falhar. Quem é semelhante a ti, ó meu Senhor? Não há ninguém ou nada maior que o teu amor!” O publicano é um exemplo das pessoas que conhecem por experiência esse Deus cheio de misericórdia. Sua consciência de ser um pecador e sua humildade, revelam-se virtudes mais valiosas do que justiça própria do fariseu. Que nossa espiritualidade seja marcada por humildade, consciência de fraqueza e busca por misericórdia. Pode parecer que estamos apenas no primeiro degrau da vida com Deus. Mas será melhor que estar no último da vida meramente religiosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui