A oração

“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” (Mateus 6.6)

A oração é uma importante expressão de nossa espiritualidade. Nossa oração deve ser sincera e ter como alvo unicamente a Deus. Não deve ser uma forma de impressionar outras pessoas muito menos um símbolo de grandeza espiritual. Os religiosos judeus fizeram da oração um símbolo de status. Eles gostavam de orar em pé, no meio das pessoas, chamando atenção para si mesmos. O problema não estava em orar em pé ou em meio às pessoas, mas na motivação e na expectativa com que faziam isso. Jesus dizia aos seus discípulos que não seguissem a conduta daqueles religiosos. A oração não deveria ser mais um rito em nossa vida.

A oração deve ser o momento mais íntimo de nossa relação com Deus. Ela pode acontecer em ambiente público, mas é quando acontece em um ambiente privado, onde somente eu e Ele participamos, é que me possibilitará toda a profundidade e beleza que posso desfrutar. É no secreto, entre eu e Deus, que posso dizer toda a verdade sobre mim mesmo. Posso expor minhas feridas e maldades, pedir ajuda e perdão. Posso assumir meu embaraço e dúvidas diante da vida, bem como minha infantilidade, egoísmo, orgulho, inveja ou raiva… tudo, enfim, que atesta o quanto sou fraco, falho e imaturo. Ele já sabe de tudo isso, mas eu preciso falar. Ele me conhece, mas eu preciso me conhecer melhor. E isso sempre acontece quando sou verdadeiro diante d’Ele.

Quando oramos, Deus sempre ouve e cuida. O que Ele faz com tudo que dizemos é muito peculiar e não se pode prever, mas podemos confiar, pois será sempre o melhor. As vezes Ele rapidamente vira é responderá. Em outras apenas ouvirá. Não veremos nenhum movimento! Mas nosso Pai Celeste jamais se ausenta desse encontro que a oração possibilita e sabe muito bem o que fazer. Assim vamos descobrindo que orar é, sobretudo, uma maneira de estar com Deus e exercitar a fé. E é essa a grande conquista da oração: aprender a estar com Deus e a confiar em Seu amor. Quanto mais é assim, mais verdadeira é a oração e mais crescemos como pessoas e como cristãos. Antes que saia a primeira palavra de nossos lábios, Ele tudo já sabe! Mas fará uma grande diferença em nossa vida se dissermos a Ele tudo, com todo nosso coração. Jamais deixe de orar!

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui