A LETRA E O ESPÍRITO

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12)

Este texto é muito provocativo. Dizer que “a palavra de Deus é viva” é dizer tanto, que sem submissão ao Espírito Santo não poderemos compreender. A vida da palavra de Deus é a presença do próprio Deus. Onde a palavra de Deus está, Deus está. A palavra de Deus não são os versos da Bíblia, mas é a manifestação de Deus por meio deles. Não podemos ler a palavra de Deus, pois ela não fica contida e presa a um texto. Podemos ler o texto e então, por meio do Espírito de Deus nos encontrar com a Palavra de Deus.

Como temos errado por confundir a Palavra de Deus com o texto! Quando fazemos isso lemos o texto e o usamos, tornando a Palavra de Deus o que ela não é. Quando nos encontramos com a Palavra de Deus, ela nos constrange, convence, comove e desafia. Ela julga nossos costumes em lugar de tornar-se refém do que nos acostumamos. A Palavra de Deus nos desnuda e nos apura a consciência sobre o Reino de Deus e a vontade de Deus. Ela não é um instrumento para nos adequar à consciência dos homens mas ao coração de Deus. Apegar-se ao texto não é o mesmo que apegar-se à Palavra de Deus. Citar o texto não é o mesmo que transmitir a Palavra de Deus.

Não é sem razão que Paulo disse que a letra mata! Mas o Espírito vivifica, segundo (2 Co 3.6). Se em nossa relação com a Bíblia somos cativos da letra, teremos dificuldades com a vida, e não saberemos realmente lidar com as pessoas. Lidaremos melhor com as coisas, com as tradições, com os hábitos religiosos. Em nome de Deus, condenaremos, rejeitaremos e julgaremos com facilidade. E faremos isso cegamente, sem discernir que há algo errado e dominados por um sentimento de dever cumprido. Perderemos de vista que somos seguidores de Jesus, e que Ele veio buscar e salvar perdidos, doentes, fracos e pecadores. E que Ele resistiu e combateu os amantes da letra, que sentiam-se defensores da santidade e protetores do sagrado.

Mas quando o Espírito tem lugar para mediar a palavra de Deus por meio da letra, somos levados a amar mais e melhor. A acolher em lugar de julgar. A receber em lugar de rejeitar. Mesmo vinda de outros tempos, a letra mediada pelo Espírito nos ajudar a compreender e lidar com o nosso tempo. Mesmo marcada pelos pressupostos antigos sobre o ser humano e as relações sociais, pelo Espirito entenderemos os caminhos do Reino de Deus em meio à uma sociedade em que vivemos, que é tão diversa e desafiadora. Sem o Espírito, apenas conflitaremos com a vida e lutaremos para domá-la e conformá-la à nossa consciência.

Que a letra de sua Bíblia seja feita Palavra de Deus em sua vida, para que outros conheçam por meio de você o Evangelho de Jesus. Do contrário, você será apenas o representante de uma religião, limitada e inadequada para lidar com a vida ao seu redor. Que pelo Espírito, a Bíblia que você lê lhe transmita a Palavra que sempre declara a esperança e o amor, o perdão, a misericórdia e a graça que é bastante para quem jamais será bom o bastante para Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui