A Incrível Máquina de Livros já está em Teixeira de Freitas; participe

O projeto permanecerá na cidade até sexta-feira. Foto: Divulgação

Depois de Imperatriz, no Maranhão, a Incrível Máquina de Livros chega a Teixeira de Freitas, onde ficará estacionada na praça da Bíblia, de 4 a 6 de setembro, quarta a sexta-feira, das 9h às 17h.

O pequeno Heitor foi o primeiro a participar na cidade. Foto: Elizeu Portugal/OSollo

Com o intuito de incentivar a leitura, o projeto consiste em transformar livros novos ou usados já lidos em outros livros. Os itens precisam estar em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado) e as trocas podem ser feitas somente de literatura por literatura.

Um projeto de incentivo à leitura. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Cada leitor pode transformar até no máximo três livros – que não podem ser técnicos, religiosos ou gibis.

Segundo o coordenador do projeto, Ricardo Martins, a ideia surgiu em 2012, contrapondo a feiras literárias tradicionais e sendo totalmente gratuito. Junto com ele, viajam mais duas pessoas, motorista e fotógrafo.

O coordenador do projeto, Ricardo Martins

Queríamos fazer algo diferente. Tivemos a ideia de fazer algo na rua, que alcançasse democraticamente qualquer pessoa. Nós temos um escritório que fecha nossos caminhos. Estamos aqui em Teixeira. Venha descobrir a magia da troca de livros“, disse Ricardo.

Quem passa pela praça começa a ir se aproximando, mas há quem já viu a divulgação e chegou logo nos primeiros minutos para participar. É o caso do Luiz Fernando Santos, 21 anos, barman no Armazém Sabor Maior.

Luiz Fernando Santos fez sua troca

Eu tava vendo em casa, aproveitei a oportunidade, peguei uns livros que estavam estacionados na estante e trouxe para trocar. Acho muito boa a iniciativa e que, além da Máquina, a gente tenha uma biblioteca que funcione assim“, comentou.

Em 2017, a Incrível Máquina de Livros passou por quatro cidades. Em 2018, foram 23. Neste ano, seis cidades já a receberam. Após Teixeira, estão programadas passagens por Mucuri – nos dias 09, 10 e 11 de setembro –  e Aracruz (ES).

A Máquina une criatividade, fantasia e imaginação

A iniciativa é da Infinito Cultural, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o patrocínio da Suzano e, em Teixeira de Freitas, conta com o apoio da Prefeitura, através do Departamento de Cultura / Biblioteca Municipal.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde! Como consigo o contato do coordenador do projeto?

    Gostaria de ver a possibilidade de trazer o projeto para a cidade de Porto Seguro entre os dias 24 e 31 de outubro, nos quais ocorrerá a Semana de Incentivo à Leitura.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui