A identidade de um discípulo

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” (João 13.35)

Nestas férias troquei meu celular. Esse novo tem reconhecimento de face. Não preciso ficar digitando um código para destravá-lo, ele “me reconhece” e destrava automaticamente. Ele também permite que alguns aplicativos que uso tenha a confirmação de minha identidade pelo reconhecimento da face.  Antes a confirmação da identidade era por meio da minha digital. Meu polegar sobre um leitor destravava meu telefone. É a tecnologia avançando. Mas em diversas situações eu preciso mostrar um documento. Para embarcar num voo minha identidade precisa se verificada do jeito antigo. Se eu não tiver um documento valido para provar quem sou, terei problemas.

Como confirmamos nossa identidade com seguidores de Cristo? Algumas igrejas emitem carteirinha de membro para seus fieis. Nós, pastores, temos nossa identidade pastoral. Sempre preciso apresenta-la quando desejo visitar pessoas em hospital. Minha palavra não basta. Mas nossa identidade como discípulos de Jesus não segue este protocolo. Jesus disse que seremos reconhecidos como seus discípulos se nos amarmos uns aos outros. Reconhecidos por quem? Há uma confusão tão grande hoje com respeito a fé! E infelizmente as vezes “os crentes” são reconhecidos pela roupa séria, pela vida reservada e distante e, lamentavelmente, as vezes, pela intolerância e a chatice.

Não deve ser assim. O amor é a marca identificadora do Deus que nos encontrou. Porque Ele amou o mundo! (Jo 3.16) E Jesus nos deixou o mandamento, um novo mandamento. Não mais para que amemos os outros como amamos a nós mesmos, mas para amemos uns aos outros como Ele nos amou. E estabeleceu esse amor como nossa identidade. A igreja de Cristo é a comunidade dos que se amam como são amados por Ele. É assim que nossas igrejas devem ser. É assim que cada cristão deve ser. A identidade dos seguidores de Jesus é o amor e jamais deixará de ser. Então, ame. Ame como Jesus ama você. O mundo está carente de discípulos autênticos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui