A hora de fazer a coisa certa

O Brasil é um país que tem como forma de governo a democracia, ou seja, governo do povo. Este por sua vez, exerce suas funções democráticas através do voto. Tendo isto em mente, fica óbvia a noção de que os governantes são escolhidos pelo povo e é seu dever trabalhar para realizar as vontades e resolver os problemas deste mesmo povo. Alguns ousam dizer que cada um tem o governo que merece, mas na verdade, cada um tem o governo que escolheu.

Porém na nossa sociedade, não são apenas os políticos que dispõem de poder. Há diversas autoridades, no setor jurídico principalmente, que podem contribuir com o aumento da qualidade de vida. Como é de conhecimento dos leitores, estou cursando Direito, e a vontade de futuramente lutar pelas causas ambientais é algo que aumenta e se consolida a cada dia. Mas agora, que ainda me restam anos de estudo, devo aguardar e só começar a agir quando o título chegar? De forma alguma.

Transferir a responsabilidade para outros, principalmente se esses outros forem figuras poderosas e distantes, é algo cômodo. Mas este tipo de atitude só vai fazer com que os problemas se agravem. Retomando meu exemplo, o que tenho feito pelo meio ambiente? Mesmo que pareça pouco, onde quer que eu esteja tento lembrar às pessoas da importância da natureza, de poluirmos menos, do cuidado com os animais e na hora do voto, busco candidatos que tenham propostas relacionadas à preservação de florestas, a recuperação de rios etc.

Com tanta corrupção e ganância, sei que as vezes somos tomados por certa descrença e parece que nenhum governante é honesto e que as outras autoridades querem ganhar sem trabalhar. Mas felizmente, a realidade não está tão corrompida. Temos pessoas muito sérias e capacitadas ocupando cargos públicos. E a nós, independentemente de política, cabe fazer o que estiver ao nosso alcance para chegar ao bem comum.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui