A FÉ QUE TUDO MUDA!

“Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.” (Efésios 1.15-16)

Se a fé em Cristo havia chegado ao coração daquelas pessoas a quem Paulo escreve, então ele tinha todos os motivos para já agradecer pela vida deles. O quanto já havia mudado? Não sabemos. É certo que não eram perfeitos e o apóstolo escreve sua carta para orientá-los em muitas questões, para que pudessem ter atitudes cada vez melhores. Mas se a fé em Cristo havia chegado ao coração deles, então tudo poderia ser renovado, restaurado, superado. Eles não precisariam mais agir como pessoas amargas, pois a graça os havia alcançado. A leveza, a bondade e a misericórdia poderiam manifestar-se mais por meio de suas vidas. Paulo sabia disso e já era grato por isso.

Paulo destaca que eles já mostravam amor por todos os santos. O apóstolo chama de “santo” todo que faz parte das igrejas. O sentido do termo não é “perfeito”, mas “separado”. São santos porque pela fé em Cristo foram separados para Deus. O amor é a marca da igreja, não a perfeição. Nenhuma igreja é perfeita, nenhum cristão é perfeito, nenhum pastor é perfeito. Mas todo que crê é separado para pertencer a Cristo e ser transformado. Os santos a quem Paulo se refere eram imperfeitos. Eles precisavam ser amados. E os cristãos em Éfeso estavam amando! O apóstolo então expressa gratidão a Deus por eles em suas orações.

Somos herdeiros dessa fé, que nos torna candidatos a, cada dia, sermos melhores, sermos mais saudáveis, sermos mais amorosos, sermos mais quem Deus deseja que sejamos. E isso nos colocará diante de nossa verdadeira identidade. Seremos nós mesmos como Deus sabe que fomos criados para ser. Isso é maravilhoso e não acontece de maneira isolada. Nossa melhora não é ego-centrada. A fé em Cristo nos faz uma benção para outros. O amor flui mais facilmente e Deus é honrado. A fé no Senhor Jesus significa a fé no amor de Deus por nós. E a única resposta compatível com quem crê no amor de Deus é amar. Se a fé em Cristo alcançou seu coração, não tenho dúvida: há alguém orando e agradecendo a Deus por você. Pois você faz grande diferença e fará ainda mais, na medida em que se cumprir em sua vida o que Deus quer!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui