A fé, a vida e as palavras

“Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!” (Tiago 1.26)

O que Tiago queria dizer com este verso? Creio ter sido: “se alguém se considera bom e cumpridor da vontade de Deus, mas não refreia sua língua, está iludido sobre a própria fé e espiritualidade”. Um dos sentimentos que a religião pode promover nos que são zelosos em sua prática, é o sentimento de que somos melhores que os outros.. Afinal, toda prática religiosa pressupõe a realização do que agrada a Deus e se estou agradando a Deus e você não, sou melhor que você. Mas Tiago está nos alertando para termos cuidado. Iludidos pelo zelo religioso corremos o risco de dizimar a hortelã, o endro e cominho e desprezar o valor da justiça, misericórdia e fé (Mt 23.23), como disse Jesus aos religiosos do primeiro século.

A fé cristã expressa-se na religião mas nela os ritos religiosos não são um fim em si mesmos. Eles servem de apoio, nada mais. Por exemplo: ir ao templo por si somente não representa a realização da vontade de Deus. Vamos ao templo a fim de sermos fortalecidos para que, ao sairmos do templo, tenhamos mais clareza e compromisso com a vontade de Deus. Este é o sentido! A religião torna-se uma armadilha quanto sinto-me “em dia com Deus” pelo simples fato de ter ido ao templo. É sobre isso que Tiago está falando. E seu ponto é: se sua religiosidade não leva você a ter mais cuidado com suas palavras, ela é pura perda de tempo! Você pensa que está agradando a Deus, mas não está!

Tiago é muito prático e defende que a fé cristã precisa gerar resultados. Não somos “espirituais” se somos fofoqueiros, pois fé, vida e palavras devem andar juntas. Nossas práticas religiosas só fazem sentido se nossas atitudes diante da vida e nosso relacionamento com pessoas as confirmam. Como escreveu João, se dizemos que amamos a Deus e odiamos nosso irmão, estamos mentindo (1Jo 4.20). Tiago diz que precisamos “refrear a língua”, porque nossas práticas religiosas nos conscientizam, mas não nos imunizam do mal. Precisaremos enfrenta-lo e superá-lo, pela fé e com atitudes, de dentro para fora e vice-versa. Todos os dias. E a fofoca é um dos males a serem vencidos. Tenha cuidado!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui