“A educação deve ser vista como elemento de transformação”, diz Rui durante lançamento do Virtual Educa

“A educação deve ser vista como elemento de transformação”, diz Rui durante lançamento do Virtual Educa. Fotos: Ascom/Camila Souza/GOVBA

O governador Rui Costa participou do lançamento oficial do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, na tarde desta segunda-feira (7), no Salão de Atos do prédio da Governadoria. A ação é promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e foi apresentada pelo secretário geral e representante da OEA, José Maria Anton. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Brasil e a Bahia foi escolhida para sediar o encontro.

O Virtual Educa será realizado entre os dia 4 e 8 de junho no novo Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado, que foi implantado no antigo Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), em Salvador. “Esta é uma oportunidade de trocar experiências com países da América Latina, Central e da África sobre como evoluir rapidamente mesmo convivendo com a realidade de regiões subdesenvolvidas. Será um momento para conhecermos outras realidades. A partir daí, teremos a possibilidade de conhecer experiências inovadoras e promover ações que transformem a nossa realidade também”, afirmou o governador Rui Costa.

Rui ainda ressaltou que a educação deve ser vista como elemento de transformação na vida das pessoas. “Só desta forma as pessoas irão se motivar para a educação plena. Nós temos motivado e utilizado diversas abordagens como a tecnologia, a arte para que o jovem entenda e compreenda a necessidade da educação na vida dele. O nordeste e a Bahia estão superando décadas de atraso na educação e, para isso, estamos trabalhando na base do ensino para que possamos dar grandes saltos nesta área”.

Durante o lançamento, estudantes da rede estadual de ensino tiveram a oportunidade de apresentar experiências tecnológicas que foram implantadas em suas unidades de ensino. As ações apresentadas foram o projeto e-Nova Educação, fruto de parceria com o google; o Inova Escola, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo; e o livro digital ´Bahia, Brasil: identidade, trabalho e inovação’, do Projeto Ciência na Escola.

O Virtual Educa Bahia 2018 terá a participação de profissionais que são referência no campo educacional, tanto no Brasil como no exterior. O secretário geral do Virtual Educa, José Maria Anton, falou sobre a contribuição que o evento pode oferecer ao estado baiano. “Queremos deixar para a Bahia o legado de um projeto que pode se estender para todo o mundo. Além disso, a Bahia é um exemplo de como a educação inclusiva, com o apoio tecnológico, pode trazer grandes resultados”, revelou.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, aproveitou para destacar a importância de sediar o evento e sua contribuição para ajudar os problemas que ainda persistem na educação. “É um encontro para debater, conhecer e compartilhar experiências. A partir daí, teremos condições de trilhar novos caminhos. É por isso também que iremos realizar o encontro no Iceia, que está sendo transformado em um novo espaço. É um Iceia repaginado para esse novo tempo. Espero que a partir de agora possamos realizar todos os eventos de educação no local. O evento servirá também para que possamos fazer leitura dessas transformações pedagógicas que foram implantadas na rede de ensino”.

O encontro irá reunir professores e pensadores de universidades argentinas, mexicanas, equatorianas e colombianas. As inscrições para o evento ficam abertas até o dia 20 de maio, por meio do link https://goo.gl/s1DBY4. Os professores e profissionais de Educação das redes municipal, estadual e federal poderão realizar a inscrição de forma gratuita.

Mais Fotos:

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui