A derrota de Vitor Belfort para Anderson Silva

Por Pedro Ivo Rodrigues

Acompanhei a “tensão” envolvendo o tão esperado combate entre dois lutadores de Mixed Martial Arts (MMA), modalidade de luta antes denominada Vale Tudo. Os nomes em questão eram o veterano Vitor Belfort e o atual campeão Anderson Silva. Dois oponentes de peso, muito bem preparados e experientes.

A luta aconteceu no dia 05 de fevereiro, em Las Vegas (EUA).

Achei desde o primeiro momento que Belfort iria esmagar Silva, uma vez que é mais forte fisicamente e demonstrava uma certa agressividade, meio que natural.

Obviamente, me surpreendi com o resultado do embate entre essas duas feras do octógono. Anderson Silva, o “Aranha”, como é conhecido, se esquivou dos golpes do adversário e, em poucos minutos, desferiu-lhe um fulminante chute no queixo, seguido de dois socos. Vitor jazia inerte no chão, enquanto Silva se consagrava como mantenedor do tão cobiçado cinturão.

Convenhamos, foi espetacular, um show. Um lutador, especialista em Muay Thai, arte marcial tailandesa, também conhecida como arte das oito armas, com mais de 2.000 anos de existência, nocauteia outro com massa muscular mais desenvolvida. A técnica sobrepujou a força.

É claro que Vitor Belfort, representante do Jiu Jitsu brasileiro, é um grande lutador, o que provou com inúmeras vitórias durante sua carreira. Além disso, Belfort demonstrou extremo autocontrole, serenidade e maturidade diante do trágico desaparecimento de sua irmã, Priscila, em 2004, coisa que o afetou e a sua família profundamente e afeta até hoje, como sucederia a qualquer humano normal.

O MMA, uma indústria que movimenta bilhões de dólares e que fascina aficionados no mundo inteiro, é capitaneada pelo empresário estadunidense e presidente do Ultimate Fighting Championship (UFC) Dana White, uma espécie de empreendedor visionário.

Belfort e Anderson brindaram os espectadores, o primeiro com a costumeira garra e o último com o domínio da técnica, com a maestria com que se desvencilhou dos golpes do oponente e finalizou a luta. Valeu à pena ter assistido esse duelo de gigantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui