Entre os dias 23 e 25 do mês de julho, a 7ª Companhia Independente de Polícia (7ª CIPM/Eunápolis) realizou a Operação Meridionalis Vis (Força Sul), que tem como objetivo, o combate aos crimes violentos letais intencionais e contra o patrimônio em toda a sua área de atuação.
As guarnições da Operação Meridionalis Vis, juntamente com efetivo do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e da Patrulha Rural, realizaram o policiamento ostensivo preventivo nas zonas rurais dos municípios que compõe a área da Unidade.
Eunápolis
Os distritos da Colônia, Baixa Verde, Projeto Maravilha e Roça do Povo, tiveram o policiamento reforçado com a realização de pontos de abordagem e rondas itinerantes.
Guaratinga
Foram feitas rondas nos distritos de Monte Alegre e São João do Sul, com escopo também de realizar o combate ao tráfico de drogas.
Itagimirim
Foram desenvolvidas ações na divisa dos estados da Bahia e Minas Gerais com o objetivo de busca de armas e drogas ilícitas, bem como, a prevenção a acidentes de trânsito na rodovia que de acesso à cidade.
Itapebi
O foco da Operação foi o combate ao roubo de gado, sendo realizadas ações durante toda a madrugada que resultaram na prisão de uma pessoa e apreensão de uma arma de fogo.
Itabela
Na cidade de Itabela, foram promovidas rondas e abordagens nos distritos de Monte Pascoal e São José do Monte (Montinho).
Por fim, a Operação foi toda supervisionada presencialmente pelo comandante da Unidade, Major PM Vagner Gonçalves Ribeiro, que relatou a importância do desencadeamento ordenado das ações de policiamento com o intuito de combater o crime na zona rural da nossa região.
Em três dias de Operação foram abordados 12 estabelecimentos, 75 veículos e 98 pessoas, com a prisão em flagrante de um individuo portando uma arma de foto e não foram registadas ocorrências na zona rural dos municípios, durante este período.