Na manhã de quinta-feira, 25 de janeiro, o Comando do 8° Batalhão determinou o acompanhamento da manifestação pacífica do povo Pataxó, no município de Santa Cruz Cabrália, em razão do homicídio de Maria Fátima Muniz de Andrade, conhecida como “Nega Pataxó”.
O crime ocorreu no dia 21, deste mês, na Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, no município de Potiraguá, e tem relação com disputas agrárias na região.
Os representantes dos povos originários realizaram uma passeata, conduzindo uma faixa preta em alusão ao luto da integrante do povo Pataxó, além de bradarem palavras de ordem, clamando por justiça.
A manifestação transcorreu de maneira ordeira, rumando pela avenida principal do distrito de Coroa Vermelha, sendo acompanhada pelas guarnições da Polícia Militar, que garantiram a segurança de todos os presentes.
“Estamos atentos e monitorando todo o cenário, de modo a assegurar que a Lei seja cumprida e que todas as partes possam conviver pacificamente”, declarou o Tenente Coronel PM Alexandre Costa, Comandante do 8° BPM.