A Prefeitura Municipal de Prado, através da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Governo do Estado da Bahia, realizou o 7º Mutirão do Glaucoma na última sexta-feira (20/10), nas dependências da Prefeitura Municipal de Prado. Já no dia 21/10, os trabalhos foram realizados na aldeia indígena Águas Belas.
O Mutirão do Glaucoma tem por objetivo realizar o diagnóstico precoce com exame de campo visual. Segundo Luciano Mota, Secretário Municipal de Saúde, na realização da Ação de combate ao Glaucoma, foram feitos pré-atendimentos com aferição da pressão intraocular, depois os pacientes realizaram uma avaliação médica para detectar a presença dos sintomas da doença. Os pacientes diagnosticados foram encaminhados para receber o devido tratamento. Os pacientes em tratamento e os que foram diagnosticados durante o Mutirão receberam o colírio, que é o medicamento indicado para o tratamento.
O glaucoma é uma doença ocular hereditária, degenerativa e progressiva causada principalmente pelo aumento da pressão do olho e que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada a segunda causa de cegueira no mundo. Por ser silenciosa a pessoa tem dificuldade de sentir os sintomas do glaucoma. E quando descobre, muitas vezes, está em estado avançado, o que gera dificuldade para recuperar a visão periférica.
Durante os atendimentos na Sede de Prado foram atendidos 354 novos pacientes e 283 atendimentos de pessoas já em tratamento. Nos atendimentos do dia 21 de outubro, em Águas Belas, foram atendidos 240 pessoas com 46 casos diagnosticados.
O coordenador das UBS, Lucas Castro informou que o município possui uma quantidade significativa de pessoas com a doença, que a mesma surge de forma silenciosa e que não tem cura e relata que a prevenção é indispensável para evitar que o glaucoma seja detectado em estágio avançado.
A prefeita Mayra Brito, têm apoiado todas as ações que levam à realização de mutirões, ela destaca a importância de cada um que é destinado a saúde. E no caso do Glaucoma ela afirma que é imprescindível a união de todos, que o esforço em conjunto leva ao diagnóstico precoce da doença. E deixa um apelo para que os munícipes participem desses mutirões que em seu governo têm sido prioritários.