Com expressiva participação de profissionais de saúde, gestores, conselheiros municipais de saúde, representantes de entidades e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorreu nesta segunda-feira, 29/04, no Centro de Cultura, a 7º Conferência Municipal de Saúde de Porto Seguro.
Objetivo geral
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal, em ação conjunta com a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o evento, que contou com extensa programação ao longo do dia, foi norteado pelo tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, tendo a finalidade de mobilizar a sociedade civil, no intuito de propor diretrizes, elaborar propostas e estabelecer diálogos em defesa do SUS, fortalecendo a abrangência ao acesso da população aos serviços e programas ofertados na rede de atenção e assistência à saúde, buscando melhorias na saúde pública.
Solenidade de abertura
Como forma de boas vindas, os conferencistas participaram do ato cívico com a execução, ao vivo, do Hino Nacional entoado pela servidora pública, Helen Luz. Para composição da mesa diretiva, a prefeita Cláudia Oliveira, em companhia do secretário de saúde, Kerrys Ruas recepcionaram a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Magda Falabretti, o vereador Bibi Ferraz, a representante do Núcleo Regional de Saúde, Eduarda Mota e o Sub Comandante do 8º, Capitão Wagner.
“Esse é um momento importante para, juntos com a sociedade civil, buscarmos ainda mais conquistas para a saúde da nossa população. Sei que muito já fizemos e muito ainda poderemos fazer. São exatamente as discussões dos eixos da Conferência que vão nos nortear para a elaboração execução de projetos futuros”, disse a prefeita Cláudia Oliveira, ao citar os diversos avanços conquistados na atual gestão municipal.
Palestra Magna
Na sequência, o Doutor Márcio Florentino (UFSB) discorreu palestra enfatizando o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. Posteriormente, o público teve acesso a leitura geral do regulamento que compõe a 7º Conferência Municipal de Saúde.
Eixos Temáticos
Subdivididos em 3 eixos temáticos, definidos por: “Saúde como direito”, “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde” e “Financiamento adequado e suficiente do SUS”, os conferencistas discutiram propostas, elegeram delegados e votaram as deliberações sugeridas. Para o encerramento, foram apresentadas à plenária final as diretrizes elaboradas em grupos de trabalho, tendo a perspectiva de avaliar e submeter à votação as formulações originadas nos eixos de discussão. O evento finalizou com a eleição dos delegados para 10º Conferência Estadual de Saúde, em Salvador.