Se você precisa comprar um PC e não tem grana suficiente para adquirir um produto novo, confira essas dicas e aposte na compra de um notebook usado
Comprar um notebook usado é uma boa alternativa para comprar uma boa máquina sem gastar muito, mas, antes de fazer sua aquisição, você precisa ser muito cauteloso e ter certeza de que ele atende a um certo nível de parâmetros.
Os termos usado e recondicionado não se limitam aos notebooks. Na verdade, eles são usados para quase todos os equipamentos, aparelhos e máquinas, incluindo veículos.
Como comprar um notebook usado ou recondicionado
Os notebooks usados são vendidos pelos próprios donos em alguns sites e no Facebook. Algumas assistências técnicas autorizadas recebem os notebooks dos clientes em um esquema de recompra, ou compram os notebooks danificados ou defeituosos.
Ao receber esses equipamentos, eles inspecionam os danos físicos e internos, e substituem quaisquer componentes ausentes ou danificados, limpam os circuitos e ventiladores de resfriamento, e reaplicam a pasta térmica, se necessário.
Após a montagem do notebook, todos os dados e sistemas operacionais anteriores passam por um reset, e um novo sistema operacional é instalado após a reinicialização de fábrica.
Finalmente, a equipe de controle de qualidade testa o funcionamento do notebook e o coloca à venda para clientes que desejam comprar um dispositivo com baixo custo.
Você pode comprar um notebook usado em lojas on-line de comércio eletrônico, como o Mercado Livre e a OLX. Existem outras empresas, como assistências técnicas, que vendem esses produtos recondicionados.
1. Verifique os acessórios
Com um notebook usado você não estará recebendo brindes grátis como mouse e teclado, mas é importante verificar se você receberá o adaptador de energia. Portanto, certifique-se de que ele seja mencionado na lista de acessórios.
2. Troca de bateria
Esta é outra característica que você deve considerar antes de adicionar um notebook usado ao seu carrinho de compras online. Então, você deve verificar a troca da bateria antiga.
3. Avaliação do vendedor
Sempre compre um notebook usado de um fornecedor autorizado ou certificado. Além disso, certifique-se de que o fornecedor ou a empresa tenha uma boa reputação.
Você pode verificar o feedback dos usuários e as classificações fornecidas pelos clientes.
4. Condições físicas do notebook
Você deve conferir se a carcaça do notebook tem arranhões, além de ver as condições da tela, teclado e das dobradiças. Em notebooks antigos, as dobradiças se desgastam, e a tela fica solta.
Os recondicionadores autorizados geralmente consertam o problema das dobradiças antes de vendê-lo. Você pode perguntar sobre dobradiças para se certificar de que você não acabar com um dispositivo com problemas.
5. Política de devolução e garantia
A garantia é outro recurso importante para levar em conta na hora de comprar um notebook usado. Os fornecedores podem oferecer um prazo de devolução e de garantia. Portanto, verifique a política de devolução antes de finalizar o negócio.
6. Verifique o sistema operacional
Em relação ao sistema operacional, procure um notebook usado com sistema operacional pré-instalado. Um dispositivo com sistema operacional em execução é uma indicação clara de que não há falhas técnicas no sistema.
7. Verifique suas necessidades
Tenha em mente qual a finalidade do seu notebook. É melhor se você anotar os softwares que pretende rodar nessa máquina e os requisitos mínimos de hardware.
Outra questão importante é o tamanho do seu notebook. Se você viaja bastante, opte por um dispositivo leve e compacto.
Um notebook antigo usado pode ser tão proveitoso quanto comprar um novo, desde que você tome algumas precauções antes de clicar no botão COMPRAR.
Todos os recursos e pré-requisitos necessários foram mencionados acima. Caso tenha mais a acrescentar a essa lista de dicas, compartilhe-as na seção de comentários.
Fonte: Oficina da Net