Selecionamos 7 razões pelas quais você pode querer tomar uma xícara de café neste exato momento. E com direito a um bônus no final do artigo!
Aumenta o desempenho cerebral
“Sem café” –– “Com café”
Não é segredo que o café aumenta a atenção, estado de alerta e concentração, mas isso não é tudo. O café com açúcar adicionado pode transformá-lo em “gênio temporário”, porque a combinação de cafeína e glicose ativa certos setores do seu cérebro. No entanto, nunca tome café com o estômago vazio, pois isso irá fazer o oposto.
Aumento da pressão sanguínea
Uma pequena xícara de café pode combater um episódio hipotensivo, uma situação em que a pressão arterial fica muito baixa. Mas não é recomendado para pessoas que demonstram sinais de taquicardia e têm aceleração no coração depois de beber café. Pacientes hipertensos, por outro lado, podem tomar café, já que o corpo se acostuma e deixa de aumentar a pressão arterial após algum tempo.
Sistema imunológico mais forte
“3 xícaras por dia”
Segundo cientistas de vários países, o café reduz o risco de morte prematura. Quanto mais copos de café você costuma beber por dia, menor será o risco. Isso ocorre porque o café altera seu sistema imunológico, tornando-o mais forte e saudável. Também melhora seu fígado, coração e sistema digestivo. Ainda assim, tente manter o café o mais natural possível: o café instantâneo contém menos nutrientes e mais aditivos químicos que danificam seus órgãos digestivos.
Cura para dor de cabeça
A cafeína contida no café natural pode curar dores de cabeça e enxaquecas. Mas ainda é incomparável ao efeito analgésico. Estes últimos são mais eficazes, porque geralmente contêm a própria cafeína, o que aumenta a eficácia de todos os outros componentes em 40%.
Redução do estresse e da depressão
O café atua bem como uma substância antiestresse devido à liberação de dopamina e serotonina, que “desencadeiam” um bom humor. Um copo, ou mesmo o cheiro do café, pode acalmar seus nervos. Além disso, a cafeína é um dos estimuladores mais comuns do sistema nervoso central (SNC), e sua constante estimulação é o que mantém a depressão à distância. Curiosamente, apenas a cafeína contida no café tem esse efeito, em oposição à cafeína encontrada no chá, no refrigerante ou no chocolate, que não estimulam o SNC de forma efetiva.
Melhora memória
“Memória de curto prazo é duas vezes melhor”
Os estimuladores e os neuro mediadores obtidos a partir do café não só estimulam seu humor e produtividade, mas também melhoram sua memória. Claro, isso só funciona com sua memória de curto prazo. Mas isso é bom o suficiente porque todas as informações são inicialmente armazenadas como uma memória de curto prazo, e apenas uma hora depois elas entram em nossa memória de longo prazo em circunstâncias particulares.
Perda de peso
Finalmente, seus sonhos de perder peso podem se tornar realidade. O café pode ajudá-lo a perder o excesso de peso. Quando o nível do hormônio Leptina está baixo, seu corpo começa a armazenar gordura e você ganha peso. O café, no entanto, aumenta os níveis hormonais em seu corpo. É por isso que os viciados em café demoram mais para ganhar peso e também porque exercícios físicos produzem melhores resultados para eles.
Bônus
Existem muitas receitas de café gelado por aí. Mas também há maneiras bem simples de fazê-lo.
- Faça o café normalmente.
- Deixe esfriar, depois encha uma forma gelo com o café e coloque no congelador.
- Em um dia quente, simplesmente adicione os cubos de café em um copo de leite.
O café gelado mais simples do mundo está pronto!
Fonte: BrightSide